É normal o gato mudar de cor? Entenda por que essa mudança é possível

Sim, gatos podem mudar de cor. Acompanhe este artigo e entenda por que isso acontece.

Você já percebeu que o gato muda de cor? Na verdade, geralmente esse animal nasce de uma cor e permanece com ela até o fim da vida, graças à sua genética. No entanto, alguns fatores como raça, idade, doenças ou até mesmo momentos específicos podem causar alterações na cor do pelo do bichano. Entenda agora como isso ocorre.

Leia mais: Fábricas de rações precisam urgentemente reaver produtos contaminados

Como e por que a cor de alguns gatos pode mudar?

Como mencionamos inicialmente, a cor do pelo do gato pode sofrer mudanças a depender de uma série de fatores, desde alterações ambientais a doenças orgânicas. De qualquer modo, isso é algo relativamente normal e você não deve entrar em pânico caso perceba que o seu bichano está ficando com uma coloração diferente, mas procure um veterinário quando possível para se certificar de que está tudo bem.

A cor do pelo do seu gato pode mudar devido aos seguintes fatores: raça, idade, má nutrição, estresse, exposição ao sol, doenças de pele, doenças infecciosas, problemas hepáticos (no fígado), problemas nos rins, no intestino e disfunções hormonais. Desses, iremos abordar alguns fatores com maior nível de detalhamento.

Nutrição

Para manter os pelos escuros na coloração normal, os gatos precisam ingerir o aminoácido tirosina. Tal nutriente é essencial para a formação da eumelanina, um pigmento que confere a cor preta na pelagem. Desse modo, se houver deficiência de tirosina, os pelos podem deixar de ser escuros e adquirir uma coloração avermelhada.

Envelhecimento

Conforme os gatos vão envelhecendo, a pelagem pode sofrer uma mudança de tom, e então surgem pelos grisalhos. Essa mudança é mais perceptível em gatos pretos, que adquirem uma coloração mais acinzentada, e também nos laranjas, que ganham um tom amarelado ou cor de areia.

Nesse caso, trata-se de um processo natural do curso da vida do animal e é comum que essa alteração da cor do pelo do felino seja observada com os primeiros fios de pelos grisalhos, quando ele completa 10 anos em diante.

Raças

A mudança de coloração dos gatos é mais comum em algumas raças do que em outras. Por exemplo, os himalaios e os siameses, que produzem melanina, mas isso depende da temperatura. No caso de gatos dessas raças que nascem muito claros ou praticamente brancos, é um indicativo que durante a gravidez todo o corpo manteve a mesma temperatura do interior da mãe.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.