Novo sistema de pagamentos criado pela MAGALU promete ser melhor que PIX

Magalu anunciou o uso de um novo sistema que facilita as compras no e-commerce e promete bater o PIX em agilidade e praticidade. Saiba como funciona.

A fintech da Magazine Luiza, empresa paralela de serviços financeiros da companhia, realizou um anúncio acerca do mais novo sistema que facilita as compras para o e-commerce. O Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) é inaugurado com a função de Open Finance e considerado, de certa forma, mais simples e mais prático que o PIX.

Leia mais: Estratégia de Magalu para aumentar as vendas é liberar linhas de crédito para clientes

O primeiro cliente da companhia é a KaBuM!, um e-commerce de tecnologia e games.

Conforme um comunicado feito pela empresa, o instrumento dá a opção de o usuário iniciar uma ordem de pagamento sem que seja necessário acessar o site ou o aplicativo do banco, nem copiar ou colar algum código de barras, por exemplo. A gerente da Magalu, Patrícia Iked, que também é responsável pela área de Open Finance da companhia, disse que a utilização dessa ferramenta – ITP – é uma oportunidade muito interessante para as empresas melhorarem a experiência do cliente e também de reduzir as desistências no momento final da compra.

Conheça o novo método de pagamento da Magalu

Apenas com a vinda do Open Finance, que inaugura o compartilhamento de forma padrão acerca dos dados e produtos, informações financeiras e serviços pelas instituições que são autorizadas a utilizarem a ferramenta pelo Banco Central (BC), é que se tornou possível criar essa nova modalidade de iniciação de pagamento. Foi recebida pela fintech uma licença da entidade para utilizar a modalidade que já se está disponível no checkout do KaBuM!.

No momento em que o cliente realiza uma compra, ele poderá utilizar o saldo do banco onde tem conta para poder fazer pagamento à vista. O ITP retira essa necessidade de, por exemplo, ela ter de copiar e colar o código PIX ou até mesmo o código de barras de um produto para o site ou aplicativo da instituição financeira.

Este novo sistema também facilita a vida das empresas na hora de coordenar os estoques, visto que o pagamento é contabilizado de uma forma muito mais ágil, segundo informações da Magalu. As transações normalmente levam, no máximo, cinco minutos para serem compensadas. Em contrapartida, um boleto pode acabar levando até três dias úteis. A implementação da tecnologia do ITP também diminui os custos operacionais da empresa, pois acaba exigindo muito menos intermediários nos processos para realizar os pagamentos.

O que é o ITP?

Essa é a nova modalidade que foi criada pelo Banco Central por meio de uma resolução de número BCB n.º 24 de 2020, que acaba regulamentando a prestação de serviço para intermediação de pagamentos. Esse é o novo iniciador de Transação de Pagamentos, que está sendo abreviado para ITP. Ele tem como objetivo conectar tecnologicamente os aplicativos e sites às instituições financeiras, conseguindo então garantir que os pagamentos ocorram de maneira segura. As empresas que operam como ITP são reguladas pelo BC.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.