Pais dizem que seus filhos estão inseguros sobre a própria aparência
A maioria dos adolescentes são autoconscientes sobre a própria aparência. Além disso, estão muito propensos a cair em comparações que dão margem para a insegurança se instaurar.
De acordo com o C.S. Mott Children’s Hospital National Poll on Children’s Health da University of Michigan, quase dois terços dos pais dizem que os seus filhos estão inseguros sobre algum aspecto da aparência. Além disso, um em cada cinco dizem que eles evitam alguns cenários, como estar em fotos porque são muito autoconscientes.
Leia mais: Conheça as causas mais comuns de insegurança e saiba como resolvê-las
Susan Woolford, co-diretora do Mott Poll, disse que as crianças começam a formar opiniões sobre os seus corpos e aparência desde cedo. Se não for controlada, a preocupação com a aparência e com o corpo pode levar à diminuição da saúde mental e emocional, bem como aumentar o risco de transtornos alimentares, depressão e baixa autoestima.
Detalhes do estudo
O relatório nacionalmente representativo feito nos Estados Unidos é baseado em 1.653 respostas de pais de pelo menos uma criança entre 8 e 18 anos que foram entrevistadas em abril. Algumas das causas mais comuns da insegurança nesses jovens têm base nos seguintes aspectos:
- Peso;
- Problemas de pele (por exemplo: acne);
- Cabelo.
Os pais de adolescentes são mais propensos a relatar que os filhos eram inseguros sobre a aparência do que os pais de crianças de 8 a 12 anos (73% das adolescentes e 69% dos adolescentes comparado a 57% das meninas e 49% dos meninos).
De acordo com Woolford, isso ocorre porque à medida em que as crianças envelhecem, elas se tornam mais conscientes, mais propensas a se comparar com os seus pares. Além disso, podem ser mais influenciadas pelas representações da mídia.
Mas o que deve ser feito?
É muito comum que dúvidas surjam nesse momento. Como devemos orientar os adolescentes para começar a lidar com essa situação? É por isso que vamos deixar abaixo algumas sugestões de como abordar essa situação.
Seja um modelo de amor próprio
Se os pais se criticam constantemente ou fazem comentários negativos sobre a aparência, eles podem esperar que os filhos sigam o exemplo. Sendo assim, fique atento aos seus comportamentos e seja um bom exemplo para o seu filho.
Abrace a diversidade
Se você ouvir o jovem comentar sobre o tipo de corpo ou a aparência de alguém, não importa quem seja, diga a ele que as pessoas têm formas e tamanhos corporais diferentes, bem como também exibem características físicas distintas. Aponte que nenhum deles é ruim ou melhor, apenas diferente.
Ensine-os a avaliar criticamente a mídia
As crianças estão cercadas por ideais irreais criados pelas mídias. Incentive o seu filho a criticar de forma consciente o que vê na TV e nas redes sociais. Ajude-o a ver como certas imagens foram “melhoradas” com filtros, por exemplo.
Comentários estão fechados.