Conheça as causas mais comuns de insegurança e saiba como resolvê-las

Essas dicas vão te ajudar a parar de se sentir para baixo.

Não existe nada pior do que se sentir inseguro, não é mesmo? Se você passa boa parte da sua vida acompanhado por esse sentimento, nesse artigo, poderá entender quais as suas causas e como resolvê-la. Dessa forma, poderá evitar a maior parte dos problemas causados pela insegurança, como evitar sair de casa, ter receio de conversar com novas pessoas, medo de rejeição etc.

Leia mais: 3 sinais apresentados por pessoas com complexo de inferioridade

Antes de chegar às dicas, é importante entender que todo mundo se sente inseguro algumas vezes, mas o problema é quando isso ocorre na maior parte do tempo e te impede de seguir com a vida. Em geral, isso é consequência de uma infância um pouco complicada, traumas passados e experiências recentes de fracasso ou solidão. Assim, as pessoas passam a atribuir pensamentos negativos sobre elas mesmas, muitas vezes acompanhadas de um perfeccionismo inalcançável.

Insegurança provocada pelo perfeccionismo

Muitas pessoas possuem padrões e expectativas muito altas, como o relacionamento perfeito, casa mais bonita, melhores notas, entre outros. Infelizmente, em muitos casos, acabam esquecendo que nem tudo está sob nosso controle, o que pode gerar um sentimento de culpa e decepção. Assim, quando algo não sai como o desejado, o sentimento de insegurança toma conta.

Nesses casos, você pode se avaliar com base no seu esforço, e não no resultado, que muitas vezes depende de fatores fora do seu controle. Além disso, tente ser mais compassivo com a situação, tentando buscar aprendizados de cada nova experiência.

Insegurança por conta de uma rejeição

A insegurança por conta de uma rejeição pode ser uma das mais dolorosas, podendo afetar diretamente nosso humor e como nos sentimos em relação a nós mesmos. Além disso normalmente são frutos de eventos recentes, como a perda de um emprego ou um término de relacionamento, o que afeta logo sua autoestima.

Para lidar com isso, especialistas recomendam se dar um tempo para entender o novo normal, além de sair e realizar tarefas que sejam do seu interesse. Ademais, passar mais tempo com familiares e amigos pode te ajudar a superar o sentimento de rejeição.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.