Andar com o carro sujo pode gerar multa; entenda
Um novo decreto passou por aprovação. Ele permite que o motorista que andar com o carro sujo pela cidade seja multado.
Independentemente do valor, receber uma multa ou até um puxão de orelha é sempre uma situação desagradável. Algumas vezes, essa cobrança chega em momentos inoportunos e trazem dores de cabeça aos cidadãos. Inclusive, um grupo terá que ficar bem atento, não só para evitar as punições mas também para redobrar os cuidados com a limpeza de seus automóveis. Um decreto que permite multar quem andar com o carro sujo foi aprovado.
Leia mais: Evite multas: qual o jeito certo de usar o capacete enquanto pilota?
Andar com o carro sujo pode custar caro
Segundo o Decreto de nº 6.094, de dezembro de 2014, está proibido o tráfego de veículos que estejam sob a possibilidade de causar danos aos cidadãos e vias públicas por causa da sujeira causada pela deposição de resíduos de minério. Essa decisão veio por parte da prefeitura de Congonhas, um município que faz parte da região de Alto Paraopeba, no estado de Minas Gerais.
Durante as chuvas, por exemplo, é mais provável que os veículos fiquem sujos graças à lama. Além dessa multa no valor de R$ 130, o condutor que for flagrado trafegando nestas condições também irá receber quatro pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os responsáveis pela autuação são os agentes da guarda municipal.
Qual é o objetivo da decisão?
A cidade de Congonhas está localizada às margens da BR-040. O trecho tem um volume alto de tráfego de caminhões que transportam minério, conforme aborda o decreto. Sendo assim, essa rodovia acaba por ficar suja com esse material, o que contamina os automóveis que por lá passam, principalmente em dias chuvosos.
A sujeira que é trazida pelos carros e caminhões consegue causar impactos ao meio ambiente e à saúde dos moradores da região. É por isso que a decisão também proíbe que os automóveis nestas condições venham de mineradoras. Os motoristas que estão com o seu meio de transporte nessa situação, devem limpá-lo antes de cruzar os limites da cidade. O decreto foi aprovado por visar fazer um bem maior de toda a população de Congonhas.
Comentários estão fechados.