Com quantos anos uma pessoa é considerada idosa no Brasil?
Você sabe qual a idade de transição de um adulto para um idoso? Saiba mais sobre isso com as informações que trouxemos hoje!
Deixar de pagar o ônibus, ter lugar e fila preferencial são benefícios necessários para quem chegou a certa idade. Com isso, o Estatuto do Idoso assegura e regula direitos para as pessoas que chegaram a uma certa idade, mas que idade é essa? Para esclarecer isso, trouxemos hoje algumas informações sobre os mais velhos, inclusive com quantos anos uma pessoa vira idosa.
Leia mais: Fatores Que Fazem Com Que Idosos Aumentem Sua Expectativa De Vida
Quando nós viramos idosos?
Segundo o Estatuto do Idoso, essa pergunta não é respondida através de uma análise de saúde-doença, tampouco as nossas condições psíquicas. Na realidade, existe uma idade exata que separa os adultos da terceira idade, que são os 60 anos ou mais. Dessa forma, o indivíduo que completa 6 décadas já pode se intitular idoso.
No entanto, essa não é uma idade estipulada apenas por este Estatuto. Paralelo a isso, a Lei Federal Nº 8.842 e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a este consenso de faixa etária a começar pelos 60 anos.
Quais são os direitos de um idoso?
Com a mudança de título ocorre de haver alterações nos direitos também, o que é ótimo para assegurar a saúde e segurança do idoso. Com isso, a Constituição Federal de 1988 promete a segurança do direito à vida para a pessoa com mais de 60 anos através da família, sociedade e comunidade a que pertence.
Além disso, o mesmo documento defende o direito à saúde, cultura, alimentação, esporte e outras necessidades básicas para uma pessoa viver bem e com dignidade. Com isso, também é direito à gratuidade em medicamentos, que é comum nessa fase da vida, e no transporte, como falamos no início.
Através destas obrigações, é possível se chegar na fase mais delicada do indivíduo com dignidade e a segurança que todos merecem. Por isso, é importante ressaltar a importância do Estatuto do Idoso e de todos os documentos que asseguram seus direitos.
Comentários estão fechados.