Usar o celular enquanto carrega pode causar acidentes fatais
Nem sempre resistimos ao impulso de conferir aquela novidade nas redes sociais. Mas quando o celular está conectado à eletricidade, essa prática pode ser perigosa.
Hoje em dia é comum usar o celular em vários momentos da vida, inclusive para ir ao banheiro. No entanto, usar o aparelho enquanto ele carrega, por mais que pareça algo inofensivo, pode causar acidentes com sequelas graves ou até mesmo levar uma pessoa a óbito.
Leia mais: Dica valiosa para ajudar a tirar água de dentro do seu smartphone
Foi o caso de um rapaz de 18 anos, morador do Piauí, que faleceu após uma descarga elétrica enquanto utilizava o celular conectado na tomada. O caso ocorreu na zona rural do município de União.
A informação da causa do óbito do jovem veio após sua entrada no Hospital Municipal Doutor José da Rocha Furtado. Os médicos afirmam que o rapaz foi eletrocutado e faleceu em decorrência do choque.
Quais são os riscos de mexer no celular enquanto ele carrega?
Inicialmente, não há muitos riscos relacionados ao uso de aparelhos eletrônicos enquanto estes estão conectados à tomada. No entanto, algumas ocasiões específicas, como dias chuvosos, podem aumentar o perigo desse hábito aparentemente inofensivo.
Em locais mais distantes das grandes cidades, onde não há uma proteção maior contra raios, as pessoas podem sofrer choques elétricos por meio da energia dos raios que percorrem os cabos. Assim, o perigo de receber uma descarga elétrica aumenta. E os riscos podem ser desde choques leves a uma possível explosão do aparelho, com possibilidade de incêndios ou até a morte, em razão da intensidade da descarga de energia.
Dicas para evitar acidentes com o celular conectado na tomada
Se for necessário utilizar o smartphone enquanto carrega, é bom tomar alguns cuidados para reduzir o risco de acidentes. Dessa forma, para evitar sequelas ou óbitos, conhecer algumas dicas é fundamental para a prevenção:
- Evite deixar aparelhos eletrônicos conectados na tomada em períodos chuvosos ou grandes tempestades, especialmente em regiões mais remotas;
- Certifique-se de fazer uso de carregadores e cabos originais, certificados pela Anatel;
- Em caso de troca de bateria do aparelho celular, prefira comprar o item original;
- Não durma com o celular embaixo do travesseiro ou ao lado da cama, especialmente quando estiver carregando;
- Para mandar mensagens ou telefonar, desconecte o cabo do celular para interromper o fluxo de energia;
- Evite locais úmidos, como banheiro ou cozinha, para carregar o aparelho.
Comentários estão fechados.