O que fazer quando uma criança começa a xingar? Veja como lidar com ela
Especialistas alertam que crianças irão se espelhar nos adultos ao seu redor, portanto, é preciso rever a cultura do xingamento dentro de casa para evitar tal comportamento.
Criar uma pessoa certamente é um desafio e tanto, ainda mais quando se tem o compromisso de torná-los éticos e responsáveis. Dito isso, é preciso falar sobre o problema dos palavrões. Algo que chega mais cedo ou mais tarde. Alguns pais se surpreendem com o comportamento, então veja orientações de como fazer a criança parar de xingar.
Leia Mais: Como criar crianças resilientes, independentes e autoconfiantes
Meu filho começou a falar palavrão: e agora, o que fazer?
Vamos combinar que normalmente é uma surpresa muito grande ao ver para os pais se depararem com o filho xingando, mas já parou para pensar que nem sempre esse comportamento é imprevisível? Uma criança que cresce em um ambiente no qual ouve palavrões certamente compreenderá que esse é um hábito normal e adequado.
Por outro lado, a surpresa pode vir justamente por perceber que o filho aprendeu palavras de baixo calão mesmo quando não ouve isso em casa. Nesse caso, é importante investigar de onde esse hábito surgiu, pois para que tal comportamento existe, houve a influência de outra pessoa.
Pode ser o convívio com os colegas na escola ou um programa de TV.
Nesse caso, é importante que os pais demonstrem o quanto que esse tipo de ação não é bacana. Dá para fazer isso por meio de um diálogo honesto e acessível. Inclusive, isso precisa ser dito todas as vezes em que ele ou ela deixar escapar o palavrão. Sendo assim, não deixe com que esse ato seja naturalizado.
Técnicas para desestimular o palavrão
Há diversos métodos pedagógicos e psicológicos para fazer com que as crianças aprendam de forma simples qualquer coisa, até mesmo a parar de falar palavrões. Considere histórias educativas com livros especiais com essa temática, vídeos produzidos para educar, além de jogos e conversas sérias.
Perceba também quando for o momento de ensinar que todos os atos na vida têm consequências. Para isso, fale como os palavrões podem machucar as pessoas, a começar por você e seu parceiro. Estabeleça regras para impedir que esse comportamento se repita. E por falar nelas, é bom lembrar que elas só funcionarão se todos na casa, inclusive os adultos, forem obedientes. Seja um exemplo.
Comentários estão fechados.