Estimule a autoconfiança do seu filho com 3 dicas de pais bem-sucedidos
Ser bem-sucedido é, muitas vezes, o resultado de uma autoconfiança que pode ser estimulada pelos pais. Que tal proporcionar isso às crianças com dicas profissionais?
Há quem acredite que as crianças são frutos do meio em que estão inseridas, da educação dos pais e dos estímulos dados para que elas moldem a sua personalidade. Diante disso, ser um entusiasta pode ajudar o seu filho a se tornar mais autoconfiante e acabar como um adulto capaz de encarar as adversidades, ser independente e resiliente.
Leia mais: Como criar crianças resilientes, independentes e autoconfiantes
É por essas e outras que você precisa aprender a estimular a autoconfiança nas crianças. Saiba como.
Estimule o seu filho para se tornar um adulto confiante
Nem sempre é uma tarefa fácil ensinar as crianças a confiarem mais no que fazem e no potencial que demonstram para que tomem algumas atitudes de maneira independente ou tenham iniciativa. Geralmente essa dificuldade dos mais jovens vem da falta de estímulos, visto que esta deve começar desde os primeiros meses de vida.
Encorajá-los a tomar atitudes de maneira autônoma é essencial para garantir um futuro no qual há espaço para cometer e corrigir erros e onde a criança saberá que não precisa desistir na primeira falha. Veja as principais dicas.
Deixe o seu filho ser curioso e criativo de maneira responsável
Toda criança passa pela fase de explorar e experimentar. Para isso, ela precisa exercitar os seus sentidos: tato, audição, paladar, olfato e visão. Se você está sempre repreendendo ele ou ela por estar explorando o ambiente em que está inserido, a consequência é criar um jovem que se sente culpado por ter autonomia.
Dessa forma, é bem provável que ele se torne tímida, introspectivo ou que apresente certa culpa e medo de tomar decisões por conta própria no futuro, justamente por medo de ser repreendida ou de causar algum transtorno. Pensando nisso, deixe a criança explorar o ambiente, desde que ela não se coloque em grandes riscos.
Permita que ele seja independente desde jovem
Essa dica pode parecer controversa, pois muitos pais têm medo de estimularem a independência dos seus filhos exatamente por não saber como irão reagir a ela. Desde que compatível com a idade ou que haja mecanismos de controle da situação, torná-los independentes desde novos pode ser essencial para que eles desenvolvam a autonomia e desenvoltura que serão necessárias anos depois.
Deixe o seu filho encontrar a sua paixão
Muitos pais desejam entregar aos seus filhos tudo aquilo que foi renunciado ou não era possível obter durante a sua própria infância. Dessa forma, depositam milhares de expectativas nas crianças, seja ao matriculá-las em várias aulas de idiomas ou forçá-las a praticar algum esporte que era de seu interesse quando jovens.
O que os pais bem-sucedidos aconselham é que o melhor é deixar que a criança escolha por ela mesma o que quer fazer. Independentemente do que seja, ela deve ser encorajada. A explicação é que toda tarefa desempenhada com amor é mais bem executada e, por isso, a autoconfiança será muito exercida a partir disso.
Comentários estão fechados.