Por que um término de relacionamento pode causar dores físicas?
Já percebeu que terminar um relacionamento pode não causar apenas tristeza e desgosto mas também dores físicas, náuseas e até doenças? Entenda por quê.
A falta de apetite, náuseas, dores no corpo e até mesmo a manifestação de algumas doenças como resfriados e gripes podem ser algumas das consequências de ter um coração quebrado após fim de uma relação. A depressão e ansiedade também são quadros mais graves que podem surgir após um rompimento. Pensando nisso, cientistas pesquisaram como e por qual motivo surgem sintomas físicos após o fim de um relacionamento.
Leia mais: ESTE é o principal sinal de que um relacionamento não vai bem
Sintomas físicos após fim do relacionamento
As dores mentais, a depender da sua magnitude, podem evoluir para dores físicas. Entrevistados relatam que sentiram náuseas, falta de apetite e dores em todo o corpo após o término de um namoro. Se você já vivenciou algo do tipo, irá gostar de explorar algumas explicações dadas sobre o fenômeno.
Instintos primitivos
Humanos são seres vivos sociais e, por isso, tendem a fortalecer os laços de confiança. Isso é algo que nos ajudou a sobreviver, afinal de contas, foi a partir da união para caça ou para manutenção de habitat que nós prosperamos como sociedade. Por esse motivo, quando há um rompimento ou rejeição, nos sentimos desprotegidos e sozinhos, ainda que estejamos cercados de pessoas de confiança. Não somos fisiologicamente preparados para a rejeição.
Local de processamento da dor
A dor física e a dor emocional são processadas na mesma área do cérebro, ou seja, ativam as mesmas áreas neurais. Dessa forma, ao realizar uma tomografia, não é possível diferenciar qual o tipo de dor que o paciente sofre.
Liberação de cortisol na corrente sanguínea
Após um rompimento, especialmente aqueles em que há algum grau de rejeição, como os que ocorrem após uma traição, altas doses de cortisol – conhecido como ”hormônio do estresse” – são liberados em nosso corpo, alterando o fluxo sanguíneo e afetando os músculos. Tudo isso causa estresse ao corpo, fragilizando o sistema imunológico e possibilitando a manifestação de doenças como gripe e resfriados, que muitas vezes seriam combatidos muito facilmente, mas apenas se o corpo estivesse em pleno funcionamento.
Comentários estão fechados.