Autoconhecimento: 3 lições valiosas para controlar a ansiedade

Estar ansioso pode afetar o seu humor e sua produtividade. Descubra como se cobrar menos e controlar a ansiedade.

O Brasil tem o maior número de pessoas diagnosticadas com transtorno de ansiedade no mundo, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2021. Com o avanço das medidas restritivas devido à pandemia e o isolamento social, muitas pessoas relataram o agravamento dos sintomas.

Leia mais: Psicobióticos: o futuro do tratamento de problemas de ansiedade

Devido a isso, listamos abaixo algumas formas simples, mas comprovadas de diminuir a ansiedade.

Lições valiosas contra a ansiedade

Ela pode estar associada a outros transtornos adjacentes, como a depressão. Pode ser leve, moderada ou intensa. No entanto todos os seres humanos já tiveram contato com ela, afinal de contas, a ansiedade é uma resposta normal dada pelo nosso corpo.

Saiba como controlar pensamentos que são reflexos da ansiedade logo quando eles começarem a te atrapalhar.

  • Estar mais ansioso não significa dar mais importância àquilo

A nossa mente costuma pregar algumas peças. Dentre elas, tem-se a crença de que quanto mais obcecado, triste e ansioso com certa questão, mais você se importa com ela. Na psicologia, eles dão um nome para isso: crença limitante. Você não precisa sofrer para provar a si mesmo que aquilo é fundamental para você.

Dessa forma, sinta o medo, pois isso é normal, mas não precisa se autoflagelar para provar para si que se importa, visto que você – mais do que ninguém – conhece os seus sentimentos.

  • Você não precisa ser extraordinário sempre

Em uma era de espetacularização da rotina, repleta de influenciadores digitais, glamour em mídias sociais e estímulo ao consumo e à necessidade de descobrir a ‘’sua melhor versão’’ com o discurso de que você precisa ser sempre o melhor em tudo acaba promovendo comparações, baixa autoestima e procrastinação.

Por isso sempre que a ansiedade surgir por excesso de autocobrança, lembre-se do lema: ‘’feito é melhor do que perfeito’’. Você não precisa ser o melhor em tudo. Siga o seu próprio ritmo e, nos dias de inspiração, com certeza irá arrasar! E sabe quando a inspiração vem? Quando estamos calmos e não sob pressão intensa para produzir.

  • A preocupação excessiva não muda nada, só te prejudica

Você já ouviu falar em terapia metacognitiva? Esta técnica utiliza estratégias para a superação de ansiedade relacionada ao excesso de preocupação e pensamentos obsessivos, desastrosos e recorrentes. Dessa forma, os terapeutas buscam convencer os seus pacientes da máxima: ”minha preocupação, por mais que eu a considere útil (ou completamente inútil), se for excessiva só vai trazer mal para mim mim. Não diminui nem aumenta a probabilidade de os meus receios se tornarem reais”. Pense nisso sempre que se preocupar em excesso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.