População mundial triplicou desde 1950 e alcançou 8 bilhões de pessoas
Sabia que a Índia pode ultrapassar a população da China em 2023? Os números surpreendem, contudo uma previsão assusta. Entenda por quê.
O acesso ao saneamento, água potável, sistema público de saúde e alimentos, além da queda no número das guerras e avanço na medicina e indústria farmacêutica são os principais fatores para o aumento da longevidade de vida no mundo. Dito isso, a população cresce progressivamente, seja a partir do aumento da taxa de fertilidade ou pela diminuição da mortalidade. Nesta terça-feira, 15, foi divulgado que alcançamos o marco de 8 bilhões de habitantes.
Leia mais: População mundial chegará a 8 bilhões e Índia será o país mais populoso em 2023
8 bilhões de habitantes da Terra
Apenas 11 anos após alcançar o marco de 7 bilhões, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o planeta agora abriga 8 bilhões de habitantes. Esse intervalo parece muito curto, mas a tendência é que isso não se repita novamente. Gráficos sugerem que a população mundial irá desacelerar o seu crescimento e, por isso, a Terra irá abrigar apenas cerca de 10,4 bilhões de pessoas em 2080. Descubra o que justifica essa tendência.
Taxa de natalidade é a menor desde 1950
Embora a população no mundo esteja aumentando progressivamente, isso parece estar mais relacionado à diminuição da taxa de mortalidade. Os países desenvolvidos já estão sofrendo com o envelhecimento populacional, afinal de contas, os casais estão tendo poucos ou nenhum filho.
Por esse motivo, muitos governos já estão criando políticas para receber estrangeiros jovens ou para estimular a natalidade, visto que uma população envelhecida pode acarretar problemas na receita previdenciária, além de sobrecarga no sistema de saúde e na arrecadação de impostos em geral, além de prejudicar a economia devido à falta de mão de obra.
Projeções India x China
Segundo projeção feita pela ONU, a Índia irá ultrapassar a China no próximo ano, tornando-se mais populosa ainda. Atualmente os números do país estão na casa de 1.393 bilhão de pessoas. Já a China conta com 1,412 bilhão.
Panorama atual e projeção mundial
A expectativa de vida aumentou quase 9 anos entre 1990 e 2019. Atualmente, segundo a ONU, a expectativa média é de 72 anos, contudo essa projeção não é uma realidade para países pobres, que sofrem com epidemia de HIV, altos níveis de mortalidade infantil e guerras.
Em 2021, devido à pandemia da Covid-19, a expectativa de vida caiu para 71 anos. Espera-se que a média seja de 77 anos em 2050. Espera-se também que a população mundial atinja 10,4 bilhões de pessoas apenas em 2080, mantendo-se neste nível até 2100. Isso se deve a diminuição na quantidade de filhos por família.
Comentários estão fechados.