Essas são ações o que você não deve tomar ao planejar suas finanças
Tenha cuidado para não desconsiderar a inflação ou não realizar fundos para momentos emergenciais.
Já estamos perto de mais uma virada de ano e este é o momento em que a maioria das pessoas começa a fazer seus planos para o ano seguinte. Ademais, muitos aproveitam o ímpeto de algo novo para buscar organizar as suas finanças. Entretanto, devemos nos atentar para os erros comuns ao fazer planejamento financeiro que atrapalham muita gente.
Leia Mais: Os principais erros que os pais cometem na hora de ensinar finanças aos seus filhos
O que não fazer na hora de planejar as finanças
Certamente decidir se planejar financeiramente é o primeiro e mais importante passo quando o assunto é equilibrar as contas. Entretanto, não podemos nos esquecer que é importante fazer um plano que seja coerente e que de fato nos ajude a organizar nossos recursos. Portanto, será imprescindível evitar os erros que mencionamos a seguir.
Planejar sem considerar a inflação
As coisas que você pretende comprar no ano que vem não estarão com o mesmo preço que estão neste ano. Isso é um reflexo da inflação: o aumento comum dos preços dos produtos por conta do tempo. Porém, muitos esquecem desse passo básico no planejamento financeiro e só percebem isso quando há dinheiro faltando no futuro.
Não estabelecer uma meta
Qual o seu principal objetivo em tentar juntar dinheiro ou ter mais dinheiro sobrando? Para responder a esta pergunta, você pode dizer que é apenas para sair do “apertado” financeiro. No entanto, é preciso delimitar as metas para chegar a esse objetivo, de modo a criar uma estratégia eficiente para se alcançar o que é mais importante.
Não criar fundos de emergência
Não podemos prever o futuro de forma alguma. Na verdade, a única coisa que podemos de fato prever é que sempre teremos imprevistos num futuro. Entretanto, esses imprevistos costumam interromper o fluxo do planejamento financeiro, sendo um dos erros mais comuns. Por isso, quando for juntar dinheiro para qualquer coisa, considere também as emergências.
Ser Inadimplente com as dívidas
Infelizmente, cada vez mais sobe o número de pessoas que se encontram com dívidas de cartão de crédito. Essas dívidas são muito nocivas, visto que elas impedem que tenhamos acesso a comprar a prestação no mercado. Por isso, o mais importante é tentar pagar todas as dívidas no menor tempo possível e evitar entrar nas listas de restrição.
Comentários estão fechados.