Músicos habilidosos estão de fato sujeitos ao ‘efeito McGurk’; como isso afeta?
Você sabe o que é o efeito McGurk? Confira agora tudo sobre esse efeito e entenda por que os músicos estão sujeitos a ele.
O efeito McGurk é a interação entre a visão e audição, ou seja, quando ambas interagem, resultam em diversas formas que o cérebro pode interpretar um som. Com isso, independente do que esteja sendo dito, o movimento labial pode muito bem alterar a percepção do que está sendo dito.
Confira agora mais sobre esse assunto e como esse efeito pode atingir os músicos.
Leia mais: 10 Brincadeiras sensoriais – Brincadeiras que exploram os cinco sentidos
Veja como o efeito McGurk pode ser demonstrado
O efeito McGurk é uma interação entre estímulos visuais e auditivos, dessa forma, explicando de uma forma mais direta, o sentido da visão antecipa o sentido da audição. Através desse efeito, é possível dizer que o cérebro traduz a leitura labial com experiências antigas para poder compreender o que realmente está sendo falado e consequentemente o que ele está escutando.
Para entender melhor, vamos te dar um breve exemplo: imagine que uma pessoa está na sua frente repetindo a sílaba “ba” e esse som está chegando ao seu cérebro, juntamente com o movimento que os lábios dessa pessoa faz. Porém, se a pessoa permanece repetindo o “ba”, mas muda o movimento do lábio, é possível que seu cérebro identifique outros sons. Como “fa”, no caso de os dentes estarem passando por seus lábios, ou até mesmo “va”, caso os dentes se prendam e se soltem dos lábios.
Como o efeito McGurk pode afetar os músicos?
Estar em um ambiente de grande ruído, faz com que, ao invés de escutar, as pessoas comecem a ler os lábios. Se pararmos para pensar que em um show é impossível existir harmonia de som, tendo em vista instrumentos e todo o público presente, é quase impossível conseguir escutar alguém que não esteja com um microfone para que a voz se sobressaia ao barulho.
Dessa forma, o efeito McGurk pode causar uma grande confusão mental em qualquer músico, por mais habilidoso que seja, pois, por não estar escutando de forma efetiva, a leitura labial é a única saída para entender alguém.
Outra situação com o efeito McGurk e músicos, é a percepção que os mesmos podem passar para seu público caso falem línguas diferentes, tudo vai variar de acordo com idioma.
Comentários estão fechados.