Por essa você não esperava! Mona Lisa tem uma irmã gêmea; saiba onde está
A história por trás da irmã menos famosa da pintura ainda é discutida entre estudiosos e não há consenso.
Com certeza você conhece a Mona Lisa, não é? Trata-se da personagem do quadro mais famoso de Leonardo Da Vinci e dona do sorriso mais enigmático da História. Quem talvez você não conheça é a “irmã gêmea” de Mona Lisa.
Leia mais: O dia em que Mona Lisa foi roubada do Louvre
Enquanto a irmã mais famosa fica no Museu do Louvre, em Paris, a outra fica no Museo del Prado, em Madri. Ela está em terras espanholas há muito, muito tempo. Ela pertence ao museu espanhol desde 1819, mas, antes disso, já era parte da coleção de arte da monarquia do país.
Seu registro mais antigo data de 1666, porém o mais provável é que ela tenha chegado à Espanha bem antes.
A irmã gêmea da Mona Lisa é obra de Da Vinci?
Então… Até 2012 acreditava-se que sim. Neste ano, a Mona Lisa do Prado passou por um processo minucioso de restauração, e seria enviada até Paris para uma exposição sobre Leonardo Da Vinci. Entretanto, quando os restauradores começaram a analisar o trabalho de pertinho, perceberam algumas discrepâncias.
Após a avaliação, concluiu-se que o quadro não era de Leonardo, mas de um dos discípulos do pintor. E não há consenso sobre isso. Embora alguns pesquisadores digam que o trabalho provavelmente foi de Salai ou Melzi, dois dos alunos favoritos do pintor, outros defendem que há maior chance de o quadro ter sido feito por um discípulo espanhol.
Então, é uma cópia?
Sim, podemos concluir que esta é a cópia mais antiga da Mona Lisa de que se tem conhecimento. Contudo, é uma xerox com algumas “liberdades artísticas”, já que ela traz alguns detalhes que a pintura de Leonardo Da Vinci não tem.
A irmã gêmea da Mona Lisa dá mais detalhes da paisagem de fundo e mostra um pouco do braço da cadeira em que ela apoia as mãos. Além disso, há mais ornamentos nas suas vestes.
Comentários estão fechados.