Quem foi Leonardo da Vinci? – Um dos maiores gênios da humanidade!

O autor de Mona Lisa foi um dos principais nomes do Renascimento. Saiba mais sobre a vida e obra do artista.

0

Leonardo Da Vinci foi um dos principais representantes do Renascimento, movimento cultural que teve início após a Idade Média, no século XIV e se estendeu até o século XVII.

Embora seja reconhecido principalmente por suas pinturas, Da Vinci era um artista completo e teve destaque também na ciência.

Desta forma, ele atuou como botânico, geólogo, cartógrafo, arquitetoengenheiro, matemático, inventor, pintor, escultor, poeta, músico, entre várias outras funções.

Da Vinci era um típico renascentista: dotado de diversos talentos e imensa curiosidade. Seus conhecimentos e obras e influenciaram fortemente as gerações seguintes de artistas e cientistas.

Biografia de Leonardo da Vinci

Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452 em uma pequena aldeia chamada Anchiano, localizada nas proximidades na cidade de Florença, na Itália.

Na adolescência, sua família se mudou para Florença. Foi nesta época que o jovem Da Vinci começou a ter contato com a arte. Aos 17 anos, foi aprendiz do pintor e escultor Andrea del Verrocchio. Sua primeira obra foi a tela A Virgem do Cravo, produzida em 1480.

Em 1482, Da Vinci foi morar em Milão. Na cidade, o artista começou a pintar uma de suas obras mais famosas: A Última Ceia.

Além disso, atuou como engenheiro e arquiteto, desenvolvendo um sistema de abastecimento de água.

A última ceia
A última ceia, de Leonardo da Vinci (1495-1498).

A gravura Homem Vitruviano, que representa as proporções do corpo de um homem, também é desse período. Suas descobertas na área da anatomia humana foram de grande relevância para a ciência.

No ano de 1503, Da Vinci produziu sua principal obra: a icônica Mona Lisa. O famoso retrato da moça de sorriso enigmático foi feito a partir da técnica de sfumato, proporcionando mais texturas e realismo à pintura.

Sua última obra foi a pintura de São João Batista. Da Vinci viveu seus últimos anos na França, a convite do rei Francisco I. Faleceu no dia 2 de maio de 1519, na cidade de Amboise.

Principais obras de Leonardo Da Vinci

  • O Batismo de Cristo (1472–1475)
  • Virgem dos Rochedos (1483–1486)
  • Homem Vitruviano (1492)
  • A Última Ceia (1495–1498)
  • Mona Lisa (1503–1505)
  • São João Batista (1514)
Mona Lisa
Mona Lisa, de Leonardo da Vinci (1503-1505).

Da Vinci e suas contribuições para a ciência

Além das artes, Da Vinci tinha conhecimentos em diversas outras áreas, o que fazia dele um polímata, isto é, uma pessoa que estuda muitas ciências.

O artista desenvolveu diversos projetos na área de Urbanismo, tais como canais de esgoto, pistas exclusivas para pedestres, casas amplas e bem ventiladas, praças e jardins.

Na Engenharia, Da Vinci criou a técnica precursora para a construção de pontes metálicas. Também foi ele quem criou o primeiro dispositivo de elevação de água, uma bomba hidráulica.

Leonardo da Vinci era fascinado pela capacidade de dominar os ares. Por isso, desenvolveu um mecanismo semelhante ao das aves, conhecidos como planadores. Criou ainda o paraquedas e outros equipamentos aéreos.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.