76 Corpos de crianças sacrificadas são encontradas no Peru

Segundo cientistas, vítimas tiveram corações arrancados.

O trabalho dos arqueólogos é um dos mais curiosos do mundo. Eles estão sempre descobrindo novos artefatos, escondidos embaixo do solo. Entretanto, algumas das descobertas são bizarras. No Peru, 76 corpos de crianças sacrificadas foram encontrados e um detalhe nos cadáveres dá um tom ainda mais sombrio para a história.

Leia mais: Arqueólogos descobrem artefatos que remetem a um “mundo das fadas”

De acordo com Gabriel Prieto, professor assistente de Antropologia na Universidade da Flórida, os corpos mostram sinal de que tiveram seus corações arrancados. “Os esqueletos tinham um corte limpo e transversal no osso esterno”, disse. “Eles provavelmente abriram a caixa torácica para extrair os corações”.

Corpos de crianças sacrificadas encontrados no Peru
Foto: Divulgação – Programa Arqueológico de Huanchaco.

Os corpos das crianças foram encontradas em um “morro artificial”, segundo o professor. O estudioso afirmou que eles não sabem exatamente o motivo por trás da escolha daquele local para desova. “Acreditávamos que esta área estava livre dos sacrifícios de criança Chimu. Mas nossas evidências nos provam o contrário”, completou.

As escavações aconteceram em Pampa La Cruz. Em apenas um sítio arqueológico desta região, foram encontrados 323 cadáveres. Em outro, nos arredores, foram encontrados mais 137, além de três corpos de adultos. Segundo os pesquisadores, há a expectativa de que mais vítimas de sacrifícios sejam encontradas.

Por quê as crianças eram sacrificadas?

Ainda não se sabe. Segundo o professor Prieto, o povo Chimu construiu um sistema de irrigação artificial, além de campos de agricultura, nas proximidades. Portanto, ele afirmou que há a possibilidade de que os sacrifícios tenham sido feitos em prol de “santificar” o novo sistema.

Outros povos que viviam na região também eram adeptos do sacrifício humano. Isso significa que há, ainda, a possibilidade de que os Chimu estavam apenas perpetuando uma prática comum daquela localização.

Entretanto, a quantidade de corpos intriga os pesquisadores. O fato de que não há registros escritos do que acontecia naquela época deixa a “investigação” nos antropólogos e arqueólogos ainda mais difícil. Uma das possibilidades é que os sacrifícios sejam uma resposta a desastres naturais da época.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.