Cientistas ainda se surpreendem com achados arqueológicos

Alguns estudiosos encontraram um fóssil junto com uma grande descoberta na Austrália.

Na época dos dinossauros, há 100 milhões de anos, existiam diversos animais. Na construção da cadeia alimentar haviam diferentes predadores, e muitos até hoje estão presentes na Terra, dentre eles o crocodilo. Na região do outback australiano foi encontrado um fóssil de um crocodilo que causou espanto na equipe, porque ele havia se alimentado de um dinossauro.

Foi uma surpresa porque, teoricamente, esse fato foge da cadeia alimentar. Leia o nosso artigo e entenda essa curiosidade arqueológica.

Leia mais: Como a vida floresceu depois que os dinossauros morreram

Cientistas ainda se surpreendem com achados arqueológicos

No ano de 2010, havia um estudo paleontológico em busca de ossos de dinossauros em uma formação rochosa. Dentre os pesquisadores da equipe estava Matt White, estudioso do museu Australian Age of Dinosaurs, e ele afirmou, em entrevista para a AllThat’sInteresting, que a espécie encontrada ainda não havia sido documentada e que representava uma grande descoberta histórica. Além disso, algo realmente chamou atenção: o animal tinha se alimentado de um dinossauro, o que era algo inesperado.

A espécie de crocodilo encontrada foi chamada a Confractosuchus sauroktonos, que significa “o assassino de dinossauro quebrado”. Ele era um animal de água doce e tinha aproximadamente 2,5 metros e, de acordo com os pesquisadores, ainda teria crescido mais. Foi encontrado seu crânio quase completo, mas o animal estava sem a cauda e os membros. Os arqueólogos só conseguiram identificar o que ele havia comido porque o seu conteúdo abdominal estava preservado.

O dinossauro consumido era herbívoro, do grupo de dinossauros chamado ornitópodes. O tamanho desse animal é similar ao da galinha, e White afirmou que essa possivelmente era uma refeição muito tentadora para o reptiliano deixar passar.

Esse achado surpreende porque não está na ordem da cadeia alimentar. A descoberta está em exibição no Museu Australian Age of Dinosaurs, que possui o maior arsenal de dinossauros australianos do mundo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.