Reator nuclear caseiro colocou em risco a vida de 40 mil pessoas
Invenções fora do comum podem comprometer a vida de milhares de pessoas. A criação do reator nuclear é exemplo disso.
Da mesma forma que há pessoas que gostam de português e matemática, também existem pessoas em que são apaixonadas por ciências. Esse foi o caso do jovem garoto que ficou conhecido como “Escoteiro Radioativo” depois de criar um reator nuclear caseiro no quintal de sua casa.
Leia mais: Acidente nuclear de Chernobyl
Reator nuclear que quase matou milhares de pessoas
Veja a seguir a criação de um reator nuclear feito por um jovem de 17 anos:
O jovem David Hahn de 17 anos tentou criar um reator nuclear no quintal de sua casa em 1995 nos Estados Unidos. Os materiais utilizados para a criação foram filtros de café e potes de picles. Tudo isso custou quase a morte de 40 mil pessoas.
Entenda mais sobre o caso
Fascinado por ciências, David começou os estudos com apenas 10 anos e quando completou 14 fabricou nitroglicerina, um composto altamente explosivo. Conhecido como “Escoteiro Radioativo”, quando desenvolveu o reator nuclear, houve a necessidade de uma intervenção local de Commercer Township para evitar uma tragédia.
Montando seu laboratório no quintal de casa, o jovem começou a construir o seu projeto ali mesmo. Essa mudança de espaço físico se deu após o David danificar seu quarto inteiro testando os seus experimentos.
Os três principais elementos químicos foram: tório, rádio e lítio. Além disso, o garoto precisou de filtros de café e potes de picles. Foi necessário tudo isso por conta dos altos riscos ao manusear os produtos. Com esses elementos, Hahn criou, também, uma fonte de nêutrons rudimentar.
Após parar o carro do adolescente, a polícia encontrou no porta malas do veículo o material radioativo. Assim, a Agência de Proteção Ambiental ficou ciente do caso e foi até a casa do garoto para verificar a presença de mais materiais como aquele.
Felizmente, não houve nenhum desastre, pois tudo foi coletado, descartado e enterrado como lixo radioativo. Em 2007, David tentou novamente construir um novo reator e, por isso, foi preso. Já em 2016, Hahn foi encontrado morto, aos 39 anos, por sofrer por depressão e dependência de drogas.
Comentários estão fechados.