Em condições normais, o níquel é um metal branco-prateado que é bastante duro, mas maleável. O níquel é um dos poucos elementos que é magnético à temperatura ambiente. O níquel pode ser polido até brilhar e resiste à corrosão. Também é um excelente condutor de eletricidade e calor.
O níquel é um dos elementos primários do núcleo da Terra, que especula-se ser, em maioria, uma liga de ferro-níquel. Também é encontrado na crosta terrestre, onde é o vigésimo segundo elemento mais abundante.
A maioria dos níquel extraído para uso industrial é encontrado em minérios como pentlandita, garnierita e limonita. Os maiores produtores de níquel são a Rússia, o Canadá e a Austrália.
O níquel também é encontrado em meteoritos, onde é frequentemente encontrado em conjunto com o ferro. Acredita-se que um grande depósito de níquel no Canadá tenha origem em um meteorito gigante que caiu na Terra há milhares de anos.
Para que serve
A maioria do níquel que é extraído hoje é usada para produzir aços e ligas de níquel. Os aços de níquel, como o aço inoxidável, são resistentes à corrosão, por isso o níquel é frequentemente combinado com ferro e outros metais.
Outras aplicações para o níquel incluem baterias, moedas, cordas de violão e placa de blindagem. Muitas baterias à base de níquel são recarregáveis, como a bateria NiCad (níquel-cádmio) e a bateria NiMH (níquel-hidreto metálico).
Descoberta
O níquel foi isolado pela primeira vez e descoberto pelo químico sueco Axel Cronstedt em 1751 e recebeu o nome em homenagem a palavra alemã “kupfernickel”, que significa “cobre do diabo”.
Os mineiros alemães chamavam o minério de níquel de “kupfernickel” porque, embora pensassem que o minério continha cobre, não conseguiram extrair nenhum cobre dele. Eles culparam o diabo por seus problemas com este minério.
Dados
Massa atômica – 58,6934(4) u
Configuração eletrônica – [Ar] 4s1 3d9
Elétrons – 2, 8, 17, 1
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 1728 K
Ponto de ebulição – 3186 K
Entalpia de fusão – 17,48 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 377,5 kJ/mol
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.