Frutas e legumes precisam ser consumidos com ou sem casca?
Às vezes, descascar a fruta e o legume pode não ser a melhor opção. Afinal, é mais saudável cortar e jogar fora ou comer com casca?
Frutas e legumes são fontes ricas de vitaminas e nutrientes, fibras, antioxidantes e minerais para o corpo. São necessários para uma rotina de vida saudável, e não acrescentá-los à dieta pode causar danos irreversíveis à saúde. A Organização Mundial da Sáude (OMS) apontou que em 2017 cerca de 3,9 milhões de pessoas morreram ao redor do mundo por não terem uma dieta com legumes, frutas e verduras.
Leia mais: Melhore a sua saúde consumindo cascas de frutas e legumes
É recomendado pela OMS consumir ao menos 400 g desses nutrientes diariamente junto a uma prática diária de exercícios. Um artigo publicado no site The Conversation aponta que uma professora de nutrição, Kirsty Hunter, da Nottingham Trent University, no Reino Unido, abordou que o consumir frutas e legumes com casca pode auxiliar na adição dos nutrientes recomendados para todos:
“Quantidades nutricionalmente importantes de vitaminas, como vitamina C e riboflavina, e minerais, como ferro e zinco, por exemplo, são encontradas na casca de beterraba, nabo, batata doce, cenoura, rabanete, gengibre e na casca da batata inglesa branca”, apontou Hunter.
As cascas de frutas e legumes possuem uma porcentagem de nutrientes muito significativas e o descarte contribui para os gases do efeito estufa. Segundo especialistas, a maçã com casca possui 15% a mais de vitamina C, 20% a mais de cálcio, 267% a mais de vitamina K, 85% a mais de fibra e 19% a mais de potássio, conforme indica o Departamento de Agricultura dos EUA.
A especialista Hunter explicou que alguns desses alimentos precisam ser descartados por não serem comestíveis: podem fazer mal e não têm sabor agradável, tal como cebola, alho, banana, laranja, abacaxi, melão, abacate e manga.
A professora Hunter também apontou que as pessoas são movidas a descascar frutas e legumes pelo contato da casca com pesticidas, mas a maioria desses resíduos podem ser descartados com facilidade na própria lavagem.
Técnicas de preparo, como ferver e cozinhar no vapor, também podem reduzir os resíduos de pesticidas, mas nem todos os resíduos de pesticidas são removidos ao lavar e cozinhar e as pessoas que estão preocupadas com sua exposição a pesticidas ainda podem querer descascar”, explicou Hunter.
Comentários estão fechados.