Plano de aula – Grande e Pequeno
Plano de aula para educação infantil ensinando os conceitos de grande e pequeno.
TEMA: Grande e Pequeno
ANO: Pré-escola
DURAÇÃO: 30 a 40 minutos
OBJETIVOS:
- Através desse Plano de aula, os alunos poderão comparar objetos ou coisas e descrever seus tamanhos.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Lápis;
- Giz de cera;
- Pedaço de papel de tamanhos variados (grandes e pequenos);
- Pedaços de elástico;
- Miçangas grandes e pequenas.
INTRODUÇÃO:
- Coloque um par de sapatos que fiquem realmente grandes demais para você e forme um círculo ao redor com as crianças.
- Diga a elas que você está tendo problemas em usar os sapatos porque eles continuam saindo do pé. Questione se elas sabem o problema que causa isso.
- Quando um aluno falar “É porque eles são grandes demais”, peça que ele empreste o seus sapatos.
- Em seguida, pergunte porque o sapato do colega não entra no seu pé. Assim que os alunos responderem “porque ele é muito pequeno”, elogie os pequenos e diga que eles estão certos.
DESENVOLVIMENTO:
- Peça que cada criança diga algo que considere grande e algo que considere pequeno. Então diga-lhes que o grande e pequeno se refere ao tamanho das coisas.
- Explique que a aula de hoje será sobre grande e pequeno.
- No pedaço de papel grande, peça que as crianças desenhe coisas grandes (elefante, casa, carro, etc.).
- No papel pequeno, peça aos alunos que desenhem coisas pequenas (borracha, arroz, alfinete, etc.).
- Em seguida, peça para fazerem braceletes ou colares intercalando as miçangas grandes e pequenas.
FECHAMENTO:
- Depois de concluída as atividades, reúna as crianças.
- Pergunte o que aprenderam sobre grande e pequeno.
- Termine com uma pergunta simples e divertida: “Como você acha que é ser uma formiga em um mundo tão grande?”.
AVALIAÇÃO:
Avalie os desenhos grandes e pequenos desenhados no papel, bem como a pulseira.
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Muito bom gostei muito ,ótimo para desenvolver o conceito de grande e pequeno com as crianças.