O que é exatamente ‘fadiga de disponibilidade’?

Estar online durante todo o dia é um hábito comum na atualidade. O que muitos não sabem é que essa prática pode ser prejudicial.

Redes sociais hoje em dia ocupam grande parte do tempo na vida das pessoas. Normalmente, a primeira e a última coisa feita durante o dia é pegar o aparelho celular e dar aquele check nas mensagens. Entretanto, o que muitos não sabem é que esse excesso de uso dos aparelhos acaba sugando nossa energia e é chamado de “fadiga de disponibilidade”.

Leia mais: Comodidade digital torna as redes sociais um ambiente propício para a aplicação de golpes

Saiba como as redes sociais provocam a “fadiga de disponibilidade”

Confira agora o quanto a presença em excesso nas redes sociais pode prejudicar sua saúde:

Segundo a revista científica Psychoneuroendocrinology, todas as interrupções durante o período de trabalho podem causar impactos significativos. Isso se deve ao fato de a produção do cortisol, o hormônio do estresse, aumentar. Com esse cenário presente, a possibilidade de desenvolver burnout é grande.

Segundo estudos da Perspective on Employee Burnout: Causes and cures, publicado em 2021, a tecnologia vem contribuindo e muito para o esgotamento mental, principalmente no que diz respeito ao lado profissional. Cerca de 28% dos colaboradores relataram, nos estudos, que se sentem muito exaustos frequentemente.

Andrea Sarno, consultora em desenvolvimento e prática de Inteligência emocional, diz que devemos nos autoconhecer e responder de onde vem essa mecanização por excesso de trabalho. No entanto, também devemos dar atenção ao nosso corpo, pois dor de cabeça, cansaço e estresse constantes são sinais que indicam que devemos ficar atentos.

Andrea destaca, também, o quão é importante nos colocar em primeiro lugar e ter consciência de que não estar disponível para as pessoas o tempo todo não é errado. Além disso, tirar um tempinho para si é muito importante, seja para praticar meditação, para fazer terapia, passear, enfim, qualquer coisa que traga conforto para a saúde mental e física.

Por isso, o que todos aconselham é fazer o famoso detox digital, simplesmente não ficar online o tempo todo e saber respeitar, sempre, seus limites. Separar os momentos de trabalho, de descanso e de lazer durante seu dia é fundamental.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.