Cemitério de dentes surpreendente é encontrado no fundo do mar

Além dos dentes de tubarão branco e mako, os especialistas encontraram também fósseis de um dos maiores predadores que já habitou os oceanos!

Os tubarões são os maiores predadores em seu habitat. Eles desempenham essa função de uma maneira singular. Para dar conta de atuar nesse papel de poderoso, este grupo exibe características únicas que foram criadas apenas para o seu processo alimentar. Uma das que mais coloca medo nas pessoas são os seus dentes, uma verdadeira arma letal. Quando eles morrem, estes dentes vão para um lugar: cemitério escondido no fundo do mar.

Leia mais: Tubarão: características, espécies, alimentação e curiosidades

Maior cemitério de dentes é encontrado no fundo do Oceano Índico

Um conjunto de dentes foi encontrado por cientistas no fundo do oceano. A equipe estudou e constatou que encontraram duas espécies de tubarão: o megalodonte e uma variedade até então desconhecida.

(Chá Yi-Kai/CSIRO)

Os dentes foram encontrados no mar próximo da ilha de Cocos, a 5.400 metros de profundidade. Entre as inúmeras espécies, acredita-se que o maior dente encontrado pertencia a um megalodonte, uma classe extinta que já foi considerada o maior predador marinho de todos os tempos.

O “cemitério” abre uma brecha pra uma grande história e várias teorias. Esse espaço pode ser um indício de que os tubarões migravam para achar um melhor local para as suas caças e, no meio do percurso, perdiam os seus dentes.

Megalodonte: predadores enormes

Esta é uma espécie de tubarão que foi extinta há cerca de dois milhões de anos. Eles pesavam, em média, 60 toneladas e mediam aproximadamente 18 metros de comprimento. Os seus dentes poderiam chegar até 15 cm de comprimento. Além disso, eram facilmente encontrados em mares quentes e rasos.

Eles eram carnívoros, então as suas presas preferidas eram as baleias e os golfinhos. A força de sua mordida variava, mas era cerca de dez vezes mais do que um tubarão comum. Inclusive, fez com que fosse possível encontrar resquícios das mordidas nos fósseis das vítimas.

A sua extinção afetou muitos ecossistemas, uma vez que eles eram os maiores predadores do ambiente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.