Doces na ceia: Os vilões do jantar podem provocar problemas bucais
Se você quer evitar dor de cabeça, preste atenção em certos tipos de doces que estão sendo considerados os vilões das ceias de final de ano.
Aquela magia gostosa de fim de ano já se espalhou pelas casas do Brasil. Entre a troca de presentes e a confraternização com a família e os amigos, temos as ceias: um dos momentos mais esperados de todos. Mas você sabia que comer doces pode ser prejudicial à saúde, em razão da grande quantidade de açúcar? Conheça os vilões!
Leia mais: A resistência em comer doces pode trazer recompensas para sua vida; Entenda
Vilões da ceia: sobremesas com muito açúcar pode prejudicar seu organismo
A ceia de Natal ou de Ano-novo representa um momento de confraternização entre pessoas que se gostam muito. Todos estão em volta da mesa para celebrar o nascimento de Jesus ou a conclusão de mais um árduo ano. Uma das melhores formas de fazer isso é comendo. Entre os pratos, há os doces, que chamam a atenção de todos!
O problema é que boa parte das sobremesas servidas nesta época tendem a estar carregadas de açúcar. Este é um elemento que, se consumido em excesso, não faz bem para a saúde física, emocional, nem mesmo a oral!
O açúcar pode levar ao aparecimento de cáries e outras doenças bucais. Pensando nisso, veja quais doces você deve prestar mais atenção na hora de comer durante as refeições. Se não quiser evitar, tente reduzir o consumo.
Extremamente pegajosos
Os doces mais pegajosos são repletos de açúcar. O impacto nos dentes é extremamente negativo.
Como o conteúdo fica grudado no dente, aquele lugarzinho difícil de alcançar pode ser um local perfeito para o surgimento da cárie, visto que as bactérias que se alimentam do açúcar passam a se proliferar na região, o que favorecer o aparecimento da cárie.
Ácidos ou azedos
Os azedos são repletos de açúcar também, por incrível que parece, ainda que alguns tenham um sabor mais ácido. Além das consequências negativas que isso tem para o organismo, devemos levar em consideração que também há o desgaste do esmalte do dente, provocado pela acidez do doce.
Duros
Os mais duros ficam em nossa boca por mais tempo até que sejam derretidos. Por essa razão, os dentes ficam expostos aos químicos em geral por um período maior, algo prejudicial para a saúde bucal.
Há outro ponto a se considerar na hora de consumir doces mais firmes: eles podem provocar quebras ou trincas nos dentes, que levam às fraturas dentárias.
Como evitar o aparecimento de doenças bucais após a ceia?
Para evitar o aparecimento de cáries em razão do açúcar, faça a higiene correta da boca: escove os dentes e use fio dental.
O ideal é consumir todo o doce após as refeições e escovar os dentes logo em seguida.
Comentários estão fechados.