Algumas dicas para quem quer economizar na hora de montar a ceia de Natal

Em um momento de alta inflação, é preciso usar a criatividade para fazer uma ceia de Natal bonita e farta, porém econômica.

A ceia de Natal é a noite mais esperada do ano para a maioria das pessoas. No Brasil, significa o momento de comer o famoso arroz com uva-passas, a ave inteira, o salpicão e sobremesas famosas como o pavê ou o pudim, celebrando com a família. Porém, após pesquisa divulgada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, essa comemoração será ainda mais custosa, uma vez que os preços dos itens básicos da ceia estão 16% mais elevados. Assim, separamos algumas dicas para você economizar na ceia de Natal:

Leia mais: Pavê de Natal: Saiba como fazer essa receita prática e super deliciosa!

Dicas para economizar na ceia de Natal

Segundo o pesquisador Fernando Agra, da Universidade Federal de Juiz de Fora, o frango inteiro teve um aumento médio de preços de 41,49%. O arroz, que já vem aumentando vertiginosamente, teve um aumento de 35,40% e a carne de porco aumentou 38,34%. Os dados são comparados com o mês de dezembro de 2021.

O levantamento, solicitado pela CNN, constatou também que itens auxiliares, como a maionese, teve um aumento de 30%, a batata inglesa sofreu um aumento de 28,5% e a farinha de mandioca aumentou em média 26,6%.

Pensando nisso, é preciso ter algumas cartas na manga para organizar a ceia de Natal de maneira a evitar desperdícios e gastos exagerados. Confira a seguir:

Repasse a lista de convidados e confirme a presença

É preciso ter ciência de quantas pessoas estarão presentes antes de programar a quantidade de comida a ser preparada. Isso é importante para evitar desperdício de comida. Por isso, é hora de acionar os grupos de WhatsApp e pedir confirmação prévia das pessoas.

Saiba de que cada um gosta

Pode ser que a maioria das pessoas presentes na ceia não goste de doces, por exemplo. Dessa forma, investir em várias travessas de pavês e pudins não é lá muito estratégico. Por um outro lado, se as pessoas gostam muito de farinha de mandioca, você precisa adquirir uma quantidade maior. Por isso, faça o planejamento e pergunte aos convidados o que eles mais gostam de comer.

Chester, peru ou bacalhau?

É perfeitamente compreensível a dúvida, afinal, os preços aumentaram progressivamente. Porém, escolha apenas duas opções de cardápio para economizar e avise aos familiares. É possível que algum deles leve a terceira opção e, com certeza, havendo dois tipos de proteínas, todos sairão satisfeitos.

Pesquise preços

Essa é uma boa hora para ir até o centro da cidade, ou qualquer local que possui vários mercados próximos, e fazer uma pesquisa de preço. Às vezes, compensa comprar em locais diferentes e aproveitar as promoções. Por isso, leve um papel e caneta e explore as opções com melhor custo-benefício.

Compre com antecedência

Se você já sabe que precisará comprar de qualquer maneira, programe-se para comprar com antecedência. Quanto mais próximo da data, maior a demanda e, consequentemente, maiores os preços.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.