Google fará doação milionária para pesquisa de inteligência artificial
Confira mais detalhes sobre o anúncio de uma doação milionária feita pelo Google para estudos na área de inteligência artificial.
No dia 19 de dezembro, o Google anunciou que irá fornecer a quantia de 1 milhão de dólares para o Indian Institute of Technology, Madras (IIT-M), para o estabelecimento de um centro de pesquisa de inteligência artificial, buscando estudar o desenvolvimento ético e legal da tecnologia.
Leia mais: Incrível! Inteligência Artificial escreve e ilustra conto de mistério
Tudo indica que a empresa também irá fornecer uma quantia semelhante para o instituto sem fins lucrativos Wadhwani AI, buscando fomentar a implementação de inteligência artificial no setor da agricultura.
Os valores são “para desenvolver esforços para implantar modelos de inteligência artificial que ajudem no monitoramento de doenças nas culturas, prevendo resultados de rendimento e trazendo eficiência para os call centers de Kisan”, disse o Diretor do Google Research Índia, Manish Gupta, ao Indian Express.
Gupta também informou que o Google irá aplicar modelos de inteligência artificial nas imagens de satélite, buscando identificar os limites das fazendas, suas localizações e demais detalhes.
O Google também já iniciou um projeto, nomeado de Vani, que busca compreender as diferentes línguas, dialetos e sotaques utilizados na Índia.
Gupta também falou sobre isso: “Com nosso parceiro, o Instituto de Ciências da Índia, estamos coletando dados de fala de cada um dos distritos da Índia. Ao coletar esses dados de maneira regional, ao invés de baseado na linguagem, nós esperamos basicamente cobrir toda a diversidade linguística da Índia”.
Uso da IA em diversas áreas
O diretor do Robert Bosch Center for Data Science and Artificial Intelligence (RBC-DSAI) no IIT-Madras, B Ravindran, informou ao Times of India que a inteligência artificial está sendo amplamente utilizada pelo governo e outros setores, o que tornou uma perspectiva multissetorial necessária.
“Teremos tecnólogos, sociólogos, especialistas em políticas e leis dialogando, construindo recursos e trazendo pesquisas sobre o uso responsável da inteligência artificial”, disse.
Além disso, o Google também está trabalhando em digitalizar receitas médicas escritas manualmente. Sobre isso, Gupta disse que existem muitos fatores a serem analisados quanto um farmacêutico lê uma receita.
“O que nós estivemos fazendo é, ao invés de usar quaisquer regras, olhar como a inteligência artificial pode capturar esse tipo de informação para aumentar a precisão do reconhecimento de letras manuais ou modelos OCR”, explicou o diretor.
Comentários estão fechados.