Mulheres podem se sentir depressivas duas vezes mais do que homens; entenda o motivo
Estudos apontam que as mulheres podem ter um quadro depressivo duas vezes maior por fatores biológicos e sociais. Você sabia?
Pessoas do sexo feminino estão mais inclinadas a terem oscilações de humor de acordo com estudiosos. Os fatores biológicos e sociais têm grande influência nesses comportamentos que variam, fazendo com que tenham mais chances de serem alguém deprimido.
Uma em cada oito mulheres corre o risco de desenvolver depressão. Os estudos descobriram que mulheres são duas vezes mais depressivas comparadas aos homens.
Por estes motivos as mulheres podem ser mais depressivas
Mulheres tendem a se preocupar mais e a viver se culpando
Geralmente, os homens não se preocupam tanto quanto as mulheres. De acordo com a pesquisa, as mulheres guardam para si as ansiedades e os homens buscam uma alternativa externa para que o problema seja resolvido.
Oscilações hormonais
Os níveis do hormônio masculino seguem quase que uma medida linear e permanecem sendo constantes. Os hormônios diminuem depois dos 40 anos, variando entre 1% e 2% anualmente.
As mulheres, por sua vez, enfrentam o ciclo menstrual e recebem diversos níveis distintos de progesterona e estrogênio nesse período. Até a fase da adolescência, os meninos e as meninas têm taxas depressivas semelhantes. Depois que a menina menstrua, a taxa de depressão sobe para mais que o dobro.
Mulheres têm mais insônia
O estudo publicado pela revista Philosophical Transactions, da Royal Society de Londres, apontou que as mulheres possuem 40% mais insônia. Além da insônia, podem não ter um sono de qualidade durante a noite.
Uma pesquisa realizada com 10 mil adultos descobriu que as mulheres com insônia têm cinco vezes mais chances de serem depressivas. O sono é um dos fatores essenciais para a vida ideal.
Este, inclusive, é um acréscimo de mau humor que pode ir se formando ao longo do tempo. São fatores hormonais, barulhos que os parceiros fazem enquanto dormem e a criança que acorda chorando à noite.
A influência da menopausa e os hormônios da felicidade
Na menopausa, a quantidade de estrogênio começa a variar quando não ocorre a menstruação. Com isso, os hormônios que auxiliam no bom humor sofrem uma queda significativa. Na menopausa, cerca de 20% das mulheres relatam que sofrem com quadros depressivos.
Mulheres têm mais burnout
Normalmente, mulheres não têm cargos de privilégio dentro de empresas e acabam desenvolvendo uma frustração quanto a isso. Foi comprovado por um estudo realizado na Universidade de Montreal, em 2018, que mulheres apresentam intensas marcas de esgotamento físico e mental.
Comentários estão fechados.