Como vencer a grosseria mesmo sem querer?
Inevitavelmente, todos já usaram o método passivo-agressivo para lidar com situações e falar com pessoas ao longa da vida.
Existem diferentes motivos para usarmos da agressividade na fala. Entretanto, comportamentos como esses não são e nem devem ser aceitos como algo natural. Afinal, ninguém gosta de ser destratado, não é mesmo? Além de ser algo frustrante, certamente traz tristeza, tanto para quem sofreu a ação, como pra quem praticou a ação. O importante é reconhecer e saber como vencer a grosseira mesmo sem querer.
Entenda por que você usa a agressividade e como evitar agir assim
Usar da passividade-agressividade para lidar com as pessoas é um comportamento comum nas relações. As pessoas que usam essa maneira de se comunicar, em muitos casos, evitam uma abertura emocional ou acreditam que usar essa conduta é melhor do que se deixar levar pelo sentimento de raiva. Por isso, usam de piadas, deboches, ironias, indiretas e até mesmo do silêncio.
Pessoas que têm um padrão de comportamento passivo-agressivo apresentam um traço de personalidade com modos de vitimização e dissimulação. Existem razões que explicam a maneira grosseira como se comunicam. São elas:
- Quando criança, algumas pessoas não tinham o acesso livre à expressão de sentimentos, então, por muito tempo tiveram que mostrar suas vontades e desejos por meio de indiretas ou escondendo o que estavam sentindo de fato.
- Quando reprimem a raiva, as pessoas tendem a ver isso como algo bom e saudável. Por isso, muitas vezes não externam seus ressentimentos, criando feridas internas e dando voz a ideias e personalidades que não são verdadeiras, apenas para não magoar as pessoas ao seu redor.
- Ser vítima das situações as torna mais fáceis de lidar, afinal, a vítima sempre é a “coitada” e a “certa”. É mais confortável se vitimizar do que lidar de frente com as desavenças da vida. Assumir responsabilidades pode ser desgastante para pessoas agressivas.
Como vencer a grosseria
- Busque ajuda de profissionais
- Reflita sobre seus comportamentos
- Aprenda a dizer não
- Não tenha medo do que as pessoas vão pensar de você
- Lide com seus sentimentos
- Escolha os lugares certos para estar
- Construa autoestima e autoconfiança
Comentários estão fechados.