Novo aparelho pretende acabar com o potinho para amostra de urina
Potinho para coleta de urina pode estar com os dias contados. Um novo gadget promete coletar as amostras e enviar informações em tempo real.
A tecnologia é cada vez mais surpreendente, com inovações espalhadas pelos mais variados setores da vida, inclusive na saúde. Por exemplo, a empresa Withings irá lançar, na feira CES em Las Vegas, o que pode ser basicamente considerado um mini laboratório, que pode ser acoplado a um vaso sanitário, coletando urina e realizando testes. Isso deve dar fim ao pote de urina e outros coletores. Saiba mais.
Leia mais: A cor da urina pode muito sobre a nossa saúde; veja o que cada cor significa
Conheça o “substituto” do pote de urina
Essa inovação futurista tem o nome de U-Scan e deve ser apresentada na feira até o dia 8 de janeiro, domingo. O gadget é bem pequeno, com 90 milímetros de diâmetro, e utiliza um sensor térmico, que por sua vez aciona uma bomba que é responsável em enviar a urina para um cartucho de teste, podendo assim detectar biomarcadores imediatamente.
Os dados coletados são transmitidos por wi-fi ao aplicativo da empresa, com cada cartucho (ou cápsula de teste) contando com mais de 100 resultados de biomarcadores. Já no lançamento, estarão disponíveis dois cartuchos de teste, sendo eles o Cycle Sync e o Nutri Balance, que atuam na monitoramento da creatinina, gravidade específica (concentração da urina), cetonas, pH, albumina e vitamina C, entre mais fatores.
Depois de analisados os biomarcadores, a urina coletada é descartada em saída de resíduos, sendo que o aparelho utiliza a água da própria descarga para efetuar a limpeza.
Lançamento
O aparelho chega à Europa no segundo trimestre de 2023, com o preço inicial de 499,95 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 2.900, atualmente.
Além da funcionalidade citada, o aparelho foi elaborado para ser completamente personalizável, fornecendo dados inovadores para acompanhar ensaios clínicos, monitoramento remoto de pacientes e pesquisas médicas, disse a empresa.
Com uma bateria que pode durar até três meses, mesmo período do cartucho, o aparelho pode ser carregado via USB-C e vem com um par de luvas, evitando o contato com a urina e possível contaminação.
Essa invenção inovadora foi criada para ser uma solução doméstica que forneça aos profissionais de saúde dados precisos e regulares, por meio da análise da urina constante, o que auxilia em tratamentos remotos, conforme alegado pela empresa.
Comentários estão fechados.