Ciência em 2023: quais os avanços previstos na área para este ano?
Progressos em 2023 também são resultados de um ano de muitos avanços, principalmente na ciência, na medicina e exploração espacial.
Os avanços científicos são resultados significativos de testes feitos na área da ciência. Os progressos em 2023 também são frutos de um período de muitos avanços, principalmente na medicina, tecnologia e exploração espacial em 2022. Desde os métodos de desenvolvimento de vacinas de forma rápida e eficaz até o programa Artemis da NASA, que voltou a nossa atenção para a exploração da lua, tudo chama a atenção. Veja mais sobre os progressos.
Avanço na medicina
Fique por dentro de alguns projetos que estão a todo vapor.
Geração de vacinas
O sucesso das vacinas de mRNA contra a Covid-19 influenciou de forma positiva o avanço do desenvolvimento de novos tipos de imunização com a mesma tecnologia. A partir disso, doenças como a malária, tuberculose, herpes genital, HIV, fibrose cística, câncer e vários tipos de doenças pulmonares estão sendo alvo de estudo.
As vacinas de mRNA contra o câncer são as mais promissoras, pois os imunizantes estão sendo projetados para reconhecer as células cancerígenas e destruí-las. Por fim, um outro avanço que está sendo analisado é a possibilidade de aplicar a vacina contra a Covid-19 por meio de um simples spray nasal, de forma rápida e eficaz.
Isso já foi testado em animais, logo os testes em humanos vão acontecer em breve.
Avanço espacial
Veja apenas dois dos principais progressos esperados em 2023 para o espaço.
Observação espacial avançada
O Telescópio Espacial James Webb, instrumento lançado pela NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense, deixou o mundo inteiro encantado com as novas imagens do universo.
Em 2023 a ESA planeja lançar o telescópio Euclides, que vai permanecer em órbita solar por cerca de seis anos para criar um mapa 3D do universo todo. Além disso, no Chile, o telescópio Vera C. Rubin pretende fazer mais imagens no mês de julho, com uma câmera que tem um poder de detecção de mais de 3 bilhões de pixels.
Missões à Lua
O programa da NASA que enviou a cápsula Orion à lua sem tripulantes e retornou com sucesso à Terra em dezembro, chamado de Artemis, é apenas o começo dessa jornada espacial. Em 11 de dezembro, os Emirados Árabes Unidos lançaram o seu veículo lunar Rashid, que é programado para investigar a superfície do nosso satélite natural.
Além disso, uma das missões mais aguardadas para esse ano será o primeiro voo civil à lua. Ele contará com onze pessoas que farão uma viagem de seis dias a bordo do foguete Starship da empresa SpaceX, de Elon Musk.
Comentários estão fechados.