Caça ao tesouro: arqueólogos encontram coleção de joias milenares no Egito
Baseado na coleta de vestígios históricos da humanidade, é possível descobrir muitas coisas acerca da nossa história.
Com o intuito de analisar e compreender o comportamento da humanidade ao longo da história, a arqueologia busca por instrumentos e materiais utilizados por nossos ancestrais há milhares de anos. Com isso, diversos arqueólogos estão a todo tempo encontrando vestígios antigos ou recentes que auxiliaram no estudo da nossa espécie.
Embora muitos anos tenham passado, ainda é possível encontrar artefatos utilizados há mais de 3 mil anos, por exemplo. Devido a isso, um grupo de arqueólogos registrou uma curiosa coleção de joias egípcias datadas em 3500 anos. Então confira como se deu a descoberta milenar.
A coleção de joias de 3.500 anos
Enquanto escavavam a necrópole de Tell El-Amarna nos arredores do rio Nilo, Egito, os arqueólogos da Universidade de Cambridge encontraram um conjunto de joias muito antigas. Segundo os registros, o “tesouro” possui cerca de 3500 anos e era posse de uma mulher, uma vez que foi encontrado no túmulo dela.
O conjunto era composto por um colar de ouro legítimo e três anéis feitos de pedra-sabão e, também, ouro. Ademais, os anéis continham gravuras representando deuses egípcios: um homenageava o deus do parto, Bes, e os outros tinham referências a Nefertiti, a senhora das duas terras.
Os artefatos eram contemporâneos da décima oitava dinastia egípcia, cuja figura dominante da época era o faraó Amenófis IV, e localizavam-se em uma antiga capital real, uma vez denominada Akhetaton.
O processo da descoberta
Foi graças ao projeto Amarna (oficializado em 2005) que esse registro se concretizou. Através dele, a região em que as joias foram localizadas vem sendo alvo de pesquisas há muito tempo.
Logo, muitos artefatos e documentos que traziam informações das civilizações daquela época foram e estão sendo restaurados. Constantemente os pesquisadores estão encontrando desde utensílios pessoais a objetos valiosos à época que nos permitem ter uma mínima ideia de como era a vida nos tempos passados. Sendo assim, expandindo o conhecimento acerca de determinado período.
Comentários estão fechados.