Passageiros são vítimas de cartão clonado no aeroporto de Lisboa

Caso ocorreu no Aeroporto de Lisboa, onde funcionária acessava os dados dos cartões dos passageiros e realizava compras online.

Uma funcionária do Aeroporto Internacional de Lisboa utilizava cartões de clientes para realizar compras online. A criminosa, como dispunha de facilidade de acesso a cartões de crédito de clientes e a dados, utilizava essa oportunidade para clonar o cartão. Veja como era efetuado o esquema de roubo da funcionária.

Funcionária é presa após investigação

Confira como ela realizava os roubos e como foi pêga.

1. Como era feito o roubo dos dados?

A funcionária – não houve divulgação do setor ou da companhia aérea em que ela trabalhava – tinha acesso aos cartões dos passageiros no momento do registro de embarque, momento em que ela fotografava a frente e o verso deles, onde estão os dados necessários para efetuar compras online. Uma de suas compras foi no valor de mil e quatrocentos euros, que convertendo fica um total de sete mil e oitocentos reais. A compra envolvia mais de 50 cosméticos de beleza de marcas de luxo.

2. Como foi feito o flagra

Durante uma de suas tentativas de fazer mais uma vítima, foi flagrada por outros funcionários fotografando um dos cartões para poder ser usado no roubo. Após ser flagrada, foi denunciada, em seguida, foi aberta uma investigação para saber quantas vezes foi feito esse esquema de clonagem.

Após investigação, ela foi presa e enquadrada no crime de Burla Informática (Furto mediante fraude eletrônica). Para esse tipo de crime em Portugal, há uma pena que varia de 2 a 8 anos, dependendo do valor roubado das vítimas.

Saiba dicas de como evitar situações parecidas

Alguns bancos oferecem o serviço de seguro de cartões. O serviço é pago, porém pode ser de grande ajuda quando algo do tipo ocorrer, assim como em casos de perda do cartão. Mas há outras maneiras recomendadas para se ter uma segurança maior para seus cartões. Uma delas e a mais indicada é utilizar a segurança em duas etapas, de maneira que, ao efetuar a compra, uma mensagem de confirmação de compra seja enviada para o celular solicitando o prosseguimento do processo, apenas com esse retorno, será validado o requerimento.

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