São necessários apenas 3 segundos para a Inteligência Artificial da Microsoft imitar vozes; confira!
A Inteligência Artificial precisa de pouco tempo para imitar perfeitamente vozes humanas e consegue reproduzir falas a partir de textos.
O avanço da tecnologia pode ser percebido em várias áreas: desde aparelhos que podem fazer a limpeza do chão da sua casa, os que conversam e, agora, o robô que imita vozes humanas. O lançamento da Microsoft, uma Inteligência Artificial, ou IA, consegue imitar a voz de um humano dentro de apenas três segundos.
Geralmente, as vozes das Inteligências Artificiais são bem características de um robô, sendo perceptível que a conversa fica “robotizada”. O treinamento da IA para replicar vozes humanas aconteceu com 60 mil horas de áudios com humanos falando em inglês.
Chamada IA VALL-E, o programa é capaz de criar falas a partir de um texto e, ainda, transpassar emoção pelo que está sendo dito. O tom de voz é algo que também pode ser alterado, além do fato de que a tecnologia fará uso de expressões pertencentes à linguagem humana.
Microsoft cria VALL-E, software de IA que imita voz
No português, a IA da Microsoft é uma espécie de “texto para fala” (text-to-speech) e tem sido um objeto para estudos tecnológicos na Universidade de Cornell, na cidade de Nova York (EUA). Basicamente, a tecnologia é capaz de reproduzir falas humanas, com qualidade no áudio, em apenas três segundos.
São utilizados pequenos trechos de um texto reproduzidos em diferentes formas. O mesmo texto pode ser lido de maneiras diversas, fazendo com que haja diferentes emoções no que está sendo passado.
Na maior parte do tempo, a IA faz a reprodução perfeita dos textos, mas alguns pontos específicos fazem com que a característica seja mais parecida com robô. De todo modo, na maior parte do teste a voz conseguiu representar bem o texto lido.
Contraponto na hora do teste
A IA VALL-E seria capaz, por exemplo, de simular perfeitamente vozes sem que houvesse autorização para isso. Portanto, o alcance da criação pode se tornar algo efetivamente ruim quando a ética não é respeitada. Poderia ser utilizada facilmente para golpes telefônicos ou mensagens de políticos para reproduzir fake news, por exemplo.
Por esse motivo, a Inteligência Artificial da Microsoft não está disponível para o público, e podem ser utilizadas apenas amostras de divulgação dos estudos.
Comentários estão fechados.