Você sabia que existe um telescópio em órbita? Conheça o Hubble
O telescópio espacial permitiu enxergar o universo com outros olhos. Saiba mais sobre ele a seguir.
Há mais de 30 anos, foi colocado em órbita um telescópio com o objetivo de compreender a imensidão do universo. Essa foi uma grande revolução da ciência, afinal, não é todo dia que um telescópio vai para a órbita. Você sabia que esse telescópio, chamado Hubble, ainda está em órbita?
Telescópio Hubble
O telescópio espacial Hubble, lançado em 1990, marcou a história sendo o primeiro telescópio a ser inserido no espaço. Essa foi mais uma missão da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos)
e pertence aos grandes observatórios espaciais.
Ele é constituído por quatro observatórios orbitais. Dessa forma, é possível ficar de olho no universo em comprimentos diferentes de onda (a luz visível, raios gama, raios-X e o infravermelho).
Sempre foi um grande sonho desvendar os segredos do universo. Antigamente, só era possível observar os astros a olho nu. Contudo, isso mudou há mais de 410 anos, quando Galileu apontou um telescópio para o céu.
Depois da criação do telescópio em 1610, foram acontecendo diversos avanços ao longo da história da ciência. Após Galileu, o Hubble se tornou a segunda revolução na astronomia.
O projeto teve início no ano de 1940, mas levou muito tempo para ser colocado em prática, e envolveu várias pesquisas até ir para cinco missões de serviço, entre 1990 e 2000.
Como ele funciona?
O telescópio se encontra a 600 km da superfície da Terra e possui um espelho que tem cerca de 2,40 metros. Ele funciona como um telescópio refletor, permitindo tirar fotografias de um grande campo de vista.
A sua resolução é muito superior, em até dez vezes em relação ao telescópio anterior. A observação mais longa alcançou cerca de 13,4 bilhões de anos-luz da Terra.
Ele possui 13 metros de comprimento e orbita ao redor da terra a 547 quilômetros. Os painéis solares são usados como fonte de energia para o telescópio, que tem 11 toneladas.
O Hubble possui a capacidade de produzir imagens limpas e ajuda em diversas descobertas, como a idade do universo, a existência de buracos negros, os novos planetas, mapeamento da matéria-negra em 3D, as galáxias e o surgimento das estrelas.
Além do mais, o telescópio faz a compreensão da existência da matéria e energia escura. Eles são responsáveis por manter uma dinâmica desconhecida da expansão do universo.
Comentários estão fechados.