Esses 3 sinais indicam que você tem a ‘Síndrome do Cavaleiro Branco’
Se você sente uma necessidade o tempo todo de estar prestando ajuda, estar o tempo todo protegendo alguém, você com certeza tem essa síndrome.
A Síndrome do Cavaleiro Branco é a compulsão de ser o herói, salvador, protetor dentro de um relacionamento, parecendo que vive um romance de livros. Muitas vezes é desenvolvida essa peculiaridade durante a infância. Sua convivência em um local onde seu responsável sofria por algum motivo específico e por ser criança não conseguir ajudar é uma das causas. Na síndrome, após crescer, é normal querer compensar com seus parceiros o que não podiam realizar quando criança. Conheça os 3 sinais desta síndrome.
Os sinais da Síndrome do Cavaleiro Branco
Entre as principais características da síndrome estão:
Tendência a se relacionar com pessoas que precisam de “resgate”
Para compensar o que você não podia fazer quando criança com seus pais ou cuidadores, você procura alguém que precise de sua salvação, de sua ajuda e geralmente essas pessoas são mais atraentes para você em sua vida adulta.
É comum você ver histórias de namoro com pessoas com problemas com vício em drogas, problemas psicológicos, abusos sexuais ou verbais, pessoas com baixa autoestima. Para você, o drama que essa pessoa traz, faz com que você pareça um cavaleiro branco, o salvador.
Romantiza demais o seu parceiro
Apesar de seu parceiro ter muitos problemas, você põe ele em um pedestal, adorando ele de um jeito que chega a ser um pouco exagerado. Você vê um grande potencial nele e apenas vê as qualidades positivas dele.
E por conta disso, você tenta “resolver os problemas” para ele, em um ato que você considera uma salvação. Mesmo que essa pessoa não esteja querendo ser ajudada ou que ela precise de sua ajuda, muitas vezes é necessário de um profissional.
Esse pensamento de ajudar a qualquer custo, na mente do cavaleiro branco, é a demonstração de amor que ele tem por essa pessoa, mas é necessário ter uma medida e reconhecer que os parceiros são humanos e não uma espécie de deuses.
Acusado de ser controlador
Por você pensar que seu parceiro precisa ser salvo, você começa a tomar decisões que para você parecem ser melhores para ela, porém esquece que eles são pessoas com opiniões, livre arbítrio e acaba por controlar as ações e a vida do parceiro.
Você pode ver essas ações como apenas sendo úteis, mas dizer ao seu parceiro o que fazer, quem ver ou como se comportar não é útil, é controlador.
Esse tipo de comportamento pode ter efeito contrário no relacionamento, pode começar a afastar o seu parceiro de você.
Caso você se identifique com esses sinais, é necessário que procure uma ajuda profissional para poder tratar e lidar melhor com a Síndrome do Cavaleiro Branco, para que você não precise carregar essa dor com você.
Comentários estão fechados.