Hábitos saudáveis que podem melhorar a sua autoestima

A baixa autoestima é um problema que afeta muitas pessoas. Para melhorar a vida de algumas delas, esses hábitos podem ser a salvação.

Se você frequentemente diz coisas como “Sinto que estou sendo julgado por todos ao meu redor” ou “Desfaço de todas as minhas conquistas, não acredito que as mereça”. Isso significa que você possui uma baixa autoestima e isso pode te levar a ter vários problemas de saúde mental, extremamente sérios, como a depressão e a ansiedade. A seguir citaremos alguns hábitos que podem melhorar a sua autoestima.

Hábitos que ajudam a ter uma boa autoestima

Segundo a Dra. Kristin Neff, uma verdadeira pioneira no campo da autocompaixão, as pessoas que possuem autocompaixão tendem a ter uma boa autoestima. Kristin Neff citou: “Em essência, a autocompaixão é uma fonte saudável de autoestima”.

A autocompaixão

Autocompaixão consiste no ato de se tratar com carinho e bondade. É importante criarmos o hábito de nos encorajar mesmo quando acabamos errando ou não conseguimos alcançar algum objetivo. É muito importante não sermos tão autocríticos com nós mesmos.

Segundo uma pesquisa publicada na Personality and Individual Differences, a autocompaixão é aceitar as dúvidas, a autoavaliação negativa e as adversidades como parte da experiência humana. Pessoas que se tratam com carinho e compaixão são mais bem preparadas emocionalmente para os altos e baixos da vida.

Duas maneiras de se praticar a autocompaixão:

Alguns exercícios importantes são:

  1. Utilize o exercício “como você trataria um amigo”: Observe a forma que você acolheria um amigo a respeito de um momento de baixa estima dele, reflita como seria melhor para você se você tivesse o mesmo cuidado e carinho que tem com o seu amigo, com você mesmo. Às vezes acabamos sendo muito críticos com nós mesmos.
  2. Utilize o toque de suporte: Quando você notar que está perdendo o controle, está estressado, respire fundo por alguns segundos e coloque suas mãos sobre o peito como se estivesse se abraçando. Fique assim até sentir que está mais calmo e bem equilibrado.

Agora iremos te mostrar três dicas para melhorar a sua autoestima

  1. Comemore as pequenas vitórias: Geralmente nós focamos sempre em alcançar as grandes realizações e acabamos esquecendo que cada passo até o objetivo é importante. Comemorar pequenas vitórias melhora a moral e nos enche de positividade e orgulho de nós mesmos.
  2. Evite um pouco as redes sociais: Segundo um estudo publicado na European Scientific Journal, passar muito tempo no Facebook ou em outras redes sociais todos os dias estava associado a declínios significativos na autoestima. Após passar um tempo longe das redes sociais, você perceberá que sua autoestima está muito melhor e isso é porque nas redes sociais estamos a todo tempo nos comparando com as outras pessoas e essa comparação nos causa baixa autoestima.
  3. Esteja com pessoas que te encorajam e te apoiam: Pesquisas comprovam que a aprovação e incentivo do outro, elevam nossa autoestima. Concentre-se em construir relacionamentos que lhe deem o espaço e o apoio que você precisa. Não se prenda a relações que só te colocam para baixo e nunca te apoiam em nada.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.