Afinal, consumir alimentos fora da validade faz mal ou não?

Se tem este hábito, cuidado! Exposição às infecções e bactérias aumenta com o consumo desses alimentos.

Com o intuito de preservar a saúde dos consumidores, qualquer tipo de alimento precisa exibir um prazo de validade. Apesar disso, nem sempre este prazo é respeitado, logo muitos consomem os produtos que passaram da data limite. Pensando nisso, decidimos que hoje iremos apresentar algumas razões para você não consumir alimentos vencidos, visto que eles fazem mal à saúde. Veja o quão perigoso é nutrir este hábito.

O perigo de consumir alimentos fora do prazo de validade

A partir de testes e estudos feitos em laboratórios, é possível obter o prazo de validade de um determinado alimento desde a sua fabricação. Aliás, é o próprio fabricante que fica responsável por indicar a segurança do alimento (em relação à validade). A data não é exatamente aquela apontada, uma vez que para reforçar a segurança, os dias sofrem uma leve redução.

De toda forma, não respeitar esse prazo e consumir os produtos que o excedem aquela data mesmo que por poucos dias pode acarretar sérios problemas que colocam o bem-estar das pessoas em risco.

Devido ao consumo de alimentos vencidos, a ocorrência de problemas no estômago, tontura, vômitos, diarreia e infecção alimentar se torna corriqueira. Aliás, são as infecções bacterianas que causam esses sintomas. Inclusive, a Escherichia coli e Salmonella spp são as mais conhecidas. Além delas, a bactéria Clostridium Botulinum também marca presença em alguns produtos que já estão fora do prazo.

Um indivíduo infectado por ela está sujeito a sofrer de botulismo, uma doença que ocorre em razão da liberação de toxinas dessa bactéria. Acredite, isso pode levar o paciente à morte. Também é importante acrescentar que quanto mais consumir alimentos vencidos, mais potentes os sintomas serão.

Evitar o comer algo nesta condição é extremamente fundamental. Pessoas com diabetes ou outras doenças crônicas estão mais vulneráveis aos problemas de saúde. A gravidade dos sintomas também é maior quando eles consomem alimentos vencidos.

Para reforçar a segurança, além de indicar o tempo de validade, o fabricante deve informar o tempo de consumo permitido após a abertura dos alimentos. Por serem fatores determinantes para a qualidade do alimento, o processo de conservação e produção deve ser feito com responsabilidade a fim de preservar a saúde dos consumidores.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.