Como problemas de saúde podem ser causados por deficiência de vitamina D

Vitamina D é um micronutriente lipossolúvel essencial para o nosso corpo.

Vitaminas são micronutrientes, ou seja, substâncias que precisamos ter em quantidade controlada em nosso corpo. No caso da vitamina D, ela se acumula em nosso tecido adiposo, por isso, o ideal é que ela não esteja nem em excesso, nem em falta no organismo humano. Conheça mais sobre esse nutriente e quais os problemas de saúde por falta de vitamina D

Deficiência de vitamina D e problemas de saúde

Segundo o Journal of Nutrition, aproximadamente 88% da população mundial não possui níveis de vitamina D iguais ao recomendado pelas instituições de saúde. O nível, que deve variar entre 20 e 60 ng/ml, a depender da idade e do sexo, quando está abaixo do recomendado, pode ocasionar ou potencializar graves doenças. Saiba mais:

O que é a vitamina D? Para que serve?

A vitamina D é um hormônio que atua em diversos processos metabólicos no corpo humano. Ela está envolvida no metabolismo do colágeno, na liberação de insulina pelo pâncreas, prolactina pela hipófise e atua no controle da hipertensão arterial, por exemplo.

O nosso corpo possui moléculas precursoras de vitamina D. Uma forma fácil de impulsionar o seu corpo a produzi-la é se expondo ao sol. Pois, por intermédio do sol, a pele transforma a pró-vitamina D3 em pré-vitamina D3 e, por fim, em vitamina D3.

Caso você não tenha muito contato com a radiação solar, é possível, com receita médica, comprar suplementos ou se alimentar de peixes e frutos do mar, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Quais os males causados pela deficiência de vitamina D?

Níveis de vitamina D abaixo do recomendado podem atrapalhar inúmeras vias metabólicas do nosso corpo. Fazendo uma analogia, é como se um trem (certa molécula ou composto) estivesse andando sobre trilhos e parando nas estações (ou seja, fazendo reações químicas) e encontrasse uma parte do trilho quebrada (que corresponde à ausência de vitamina D). Dessa forma, ele não conseguiria avançar, e todo o trabalho – e gasto energético – seria em vão.

Agora imagine que diversas reações em cadeias acontecem o tempo todo no nosso corpo. Muitas delas precisam da vitamina D. Se ela está em falta, diversos processos metabólicos sofrem prejuízo. Entre eles, destaca-se:

  1. Surgimento de doenças inflamatórias intestinais;
  2. Estímulo a processos de doenças autoimunes;
  3. Potencialização de riscos cardiovasculares;
  4. Piora de quadros de neurodegeneração;
  5. Favorecimento de quadros de infecções virais e bacterianas.

Cenário no Brasil

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizou um estudo sobre os níveis de vitamina D entre a população brasileira. Constatou-se que cerca de 875 mil pessoas acima de 50 anos apresentam deficiência de vitamina D. Essa parte das pessoas é particularmente preocupante, haja vista que eles estão mais propensos a desenvolver quadros de obesidade, insuficiência hepática, doenças inflamatórias intestinais, osteoporose, entre outros.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.