Gigantes da tecnologia perdem posto de melhores lugares para se trabalhar
Pesquisa é realizada pela Glassdoor e mede a satisfação de colaboradores.
Publicado o relatório de 2023 sobre os “100 melhores lugares para trabalhar” da Glassdoor com uma revelação nada legal para Apple e Meta. Segundo o ranking, as empresas deixaram de ser consideradas os melhores lugares para se trabalhar. Há mais de 10 anos, as duas faziam parte da lista.
Desclassificação foi inesperada
Para algumas pessoas pode parecer novidade, mas há algum tempo as duas empresas perdiam posições no ranking da Glassdoor. Se em 2021 a Meta ocupou o 11° lugar da lista, em 2022 o salto negativo resultou na 47ª posição da lista.
A Apple, por sua vez, já não estava próxima do top 10 há algum tempo. Em 2020, ocupou o 31° lugar da lista, enquanto no ano de 2022 passou para a 56ª posição.
Daniel Zhao, economista líder da empresa Glassdoor, afirma que ausência das gigantes da tecnologia nessa lista é um fenômeno impressionante. Afinal, por muitos anos, essas empresas foram consideradas um dos melhores lugares para se trabalhar em virtude dos benefícios flexíveis e altos salários.
O que a saída representa na prática?
Segundo Zhao, a perda de posição das empresas não quer dizer que elas se transformaram em péssimos ambientes de trabalho. Elas apenas perderam posições pelo fato de o mercado estar mais competitivo.
A lista começou a ser feita em 2008. Desde então, a Apple esteve presente todas as vezes e a Meta passou a figurar entre as 100 melhores empresas para se trabalhar a partir de 2011.
E se para os gigantes da tecnologia essa pode ser sido uma notícia ruim, outras empresas passaram a figurar como melhores lugares para se trabalhar, é o caso do Spotify, considerado o maior app de streaming de músicas do mundo.
Como é feito o ranking?
Para determinar se uma empresa é um bom local de trabalho, a Glassdoor pede que funcionários avaliem anonimamente a empresa, com pontuação de 1, muito insatisfeito, a 5, bastante satisfeito. A empresa deve ter ao menos mil funcionários e o período da pesquisa foi de outubro de 2021 a outubro de 2022.
Hoje, o top 10 da Glassdoor de melhores lugares para trabalhar é composto pelas seguintes empresas:
- Gainsight;
- Box;
- Bain & Company;
- McKinsey & Company;
- Nvidia;
- MathWorks;
- Boston Consulting Group;
- Google;
- ServiceNow;
- In-N-Out-Burger.
Comentários estão fechados.