ESTAS pessoas estão isentas da entrevista de visto para os EUA!
Buscando diminuir a espera para o visto necessário para a viagem aos Estados Unidos, algumas pessoas não precisam mais passar por entrevista. Entenda.
No momento atual, a fila de espera para realização da entrevista necessária para o visto de negócios e turismo para os Estados Unidos é de 484 dias, sendo que esse tempo não tem estimativa para redução, pelo menos no tocante ao futuro breve.
Entretanto, o governo norte-americano permitiu que as embaixadas e consulados no Brasil dispensem a obrigatoriedade da entrevista presencial, a depender do tipo de visto que está sendo solicitado para viajar para os EUA. Tal regramento atua sobre vistos de turismo, trabalho, intercâmbio e estudo, sendo medidas que foram introduzidas ainda no ano de 2022, mas tiveram sua vigência estendida para o fim de 2023.
Os casos de vistos que serão afetados pela permissão concedida para a não realização da entrevista presencial são diversos, inicialmente, falaremos sobre a renovação do visto H-2, ou seu primeiro pedido, que é relativo aos estrangeiros que irão trabalhar de maneira sazonal ou temporária nos Estados Unidos. Assim sendo, em relação a esses trabalhadores, os oficiais do consulado podem optar por dispensar a entrevista.
Outra modalidade que pode ter a entrevista dispensada é a de turismo, o que é uma ótima notícia para os brasileiros, visto que essa categoria é a maior parte das solicitações nacionais. De maneira que, toda renovação de visto pode ser isenta de entrevista, no caso do anterior ter menos de 48 meses, até mesmo o visto para viagens de negócio e turismo – B1/B2.
Outros vistos que possuam alguma ligação com a atuação profissional também podem ter a obrigatoriedade dispensada, por exemplo:
- H-1 ou O: Especialistas;
- H-3: Estagiário;
- H-4: Familiares de titular de visto H;
- L: Executivos e gestores;
- P: Atletas e artistas;
- Q: Programas internacionais.
Entretanto, a condição necessária para a isenção, nesses casos, é de já ter recebido um visto americano anteriormente e nunca ter um pedido negado para entrada nos EUA.
Por fim, cabe destacar que, mesmo naqueles casos mencionados aqui, elegíveis de isenção, esta não é obrigatória, sendo facultado ao funcionário consular exigir a entrevista presencial, conforme julgar necessário.
Comentários estão fechados.