Perigos do crossfit para quem está iniciando
Além da carga, é preciso tomar cuidado com a execução dos exercícios se você quiser evitar lesões.
O crossfit ganha espaço na vida de quem busca praticar exercícios físicos, mas não gosta de academia e sim de algo mais ativo. Essa modalidade tem diversos benefícios para nossa saúde física e mental, porém, assim como todo esporte, tem seus riscos quando mal executado. Se você está começando na prática, separamos algumas dicas para você evitar os perigos do crossfit e realizar um treino com técnica e qualidade.
Riscos do crossfit
O professor Átila Trapé, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP, diz: “Acredito que não há uma especificidade tão grande relacionada ao exercício, mas de uma forma geral pensar que o mais importante é não adicionar sobrecarga em um movimento que não está sendo bem realizado. Isso do ponto de vista da técnica e da mobilidade articular. O CrossFit tem uma série de exercícios mais complexos em que o aluno só vai realizar quando está preparado”.
Dessa forma, apesar de seus vários benefícios, um treino de crossfit executado sem técnica ou supervisão de um professor experiente pode lesionar o aluno. O professor explica que o aluno iniciante deve ter calma ao progredir não só a carga dos exercícios, mas também ao realizar os movimentos mais avançados. Ele ressalta que, no início, é importante realizar um treino básico antes de seguir para os exercícios mais complexos e que precisam de maior consciência corporal.
Descanso
Outra dica que o professor dá é o descanso. Ele diz: “É importante respeitar o descanso, principalmente quando o aluno está com bastante dor muscular. Significa que o músculo está em processo de recuperação e no começo essa dor tende a aparecer mais”.
Acrescentou: “Uma sugestão é que o aluno comece praticando em dias intercalados. Com o passar do tempo, conforme o organismo vai se adaptando, ele vai perceber que vai conseguir fazer dois dias sim e um não. É importante observar esse tipo de situação”.
Cuidados ao realizar outras atividades físicas
Embora sejam movimentos e exercícios diferentes, atividades como vôlei, futebol, basquete ou outros esportes também implicam em desgaste físico. Por isso, é importante ter noção dos dias de descanso e repouso após um treino intenso do crossfit, para não sobrecarregar seu corpo e prejudicar a recuperação muscular.
Comentários estão fechados.