Sempre foi real: espada de 3 mil anos foi confundida com réplica no Field Museum

Uma espada que foi catalogada como réplica passou por uma nova análise, na qual os pesquisadores descobriram que se tratava de um objeto original.

O Field Museum, localizado em Chicago, nos Estados Unidos, exibia uma espada de bronze. Ela era exposta diariamente como uma réplica, contudo os cientistas locais fizeram um novo estudo sobre o objeto e descobriram que tudo não havia passado de um erro. Não era uma réplica, mas sim uma espada de 3 mil anos. A original!

No último dia 17, por meio de uma publicação no Facebook, o museu compartilhou que o objeto da Idade de Bronze foi encontrado ainda na década de 30 no rio Danúbio, localizado na Hungria, em Budapeste.

Ele foi adquirido pelo museu e ali está há cem anos.

Foto: Field Museum.

No post, a equipe disse como realizaram a descoberta: “A análise de raios-x permitiu que arqueólogos e funcionários do museu determinassem que essa espada não era uma impostora — era um objeto genuíno da Idade do Bronze”.

A espada pode ter sido usada para um ritual de comemoração no Danúbio, após vencerem a batalha ou para celebrar sobre os familiares que poderiam ter morrido na guerra. O detector utilizado foi um raio x fluorescente que tem um luz semelhante aos raios. O objeto foi comparado a uma réplica do mesmo período.

A comparação foi indispensável para a descoberta. Ao se darem conta, descobriram que a composição era igual as das pinças originais da mesma época. Esta é uma descoberta incomum, conforme apontou Bill Parkinson, o curador antropólogo do museu, pois geralmente eles acreditam que uma peça é original e depois descobrem que é falsa.

A motivação para a análise da espada surgiu enquanto preparavam os objetos para serem expostos na First Kings of Europe (em tradução livre, “Primeiros Reis da Europa”) para o mês de março deste ano. Ao ser reconhecido como original, incluíram o item na seção Bronze para contar a história do sudeste da Europa.

A revelação da peça mudou a rota da exposição.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.