NASA encontra ‘urso’ em Marte e divulga as imagens
O rosto do animal está perfeitamente visível na superfície de Marte.
Ao longo dos anos, diversas missões espaciais foram lançadas com o objetivo de estudar o espaço sideral. Assim, fomos bombardeados com informações do mundo extraterrestre, principalmente do planeta preferido dos astrônomos: Marte. Por isso, não é difícil encontrar registros de Marte atualmente. Inclusive, a NASA registrou uma formação na superfície marciana que lembra um urso. Então confira a imagem.
O urso do planeta vermelho
De fato, sabemos que não existe vida de forma complexa, como aqui na Terra, lá em Marte. Porém, isso não impediu que a NASA encontrasse um urso em plena superfície vermelha. Isso mesmo: um urso. Mas não da forma que estamos acostumados a vê-los por aqui.
O que acontece é que uma área, delimitada por um círculo com crateras e uma colina dentro do espaço, formava uma figura que representa o rosto do mamífero amante de mel. Inclusive, há um nome para o hábito do ser humano reconhecer rostos em qualquer formação randômica existente: pareidolia.
Veja a imagem
Foi através da câmera HiRise (High Resolution Imaging Experiment) presente na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que a Universidade do Arizona registrou a imagem. Acompanhe:
Segundo os relatos, a formação possui cerca de 2 km de diâmetro. Além disso, os pesquisadores explicaram a provável maneira da formação adquirir esse formato.
A possível formação do “rosto”
Provavelmente, o círculo formado representa uma cratera antiga que, com o passar dos anos, foi preenchida por materiais oriundos de larvas e/ou lama. A parte dos olhos, são outras duas crateras menores que, por razões desconhecidas, são idênticas. Já o que representa a boca e o nariz do animal, aparentemente é uma colina deformada.
Outros casos de pareidolia em Marte
Como dito anteriormente, a pareidolia faz com que enxerguemos rostos em formações completamente aleatórias. Essa condição faz com que informações visuais ou sonoras cheguem até o cérebro e as relacione com algo familiar, sendo totalmente involuntário. Aliás, o rosto do urso não foi o primeiro caso de pareidolia encontrado em Marte. Acompanhe alguns já registrados:
Rosto Feliz
Cobra
Rato
Comentários estão fechados.