Dicas para se livrar do sedentarismo de uma vez por todas

Se livrar do sedentarismo é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

O Brasil é o país mais sedentário de toda América Latina, com cerca de 47% da população tendo essa característica. Isso traz várias consequências como, por exemplo, o número crescente de pessoas com doenças como diabete, obesidade, colesterol alto, hipertensão e entre outros. Portanto, para o bem da sua própria saúde, separamos algumas dicas para sair do sedentarismo.

Fazer exercícios melhora a saúde da mente e do corpo

O sedentarismo é um mal que atinge a população brasileira, e a porcentagem do Brasil neste quesito, determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é bastante preocupante, visto que os brasileiros são o 5º povo mais sedentário do mundo.

Caso você esteja contribuindo para essa porcentagem, é hora de se preocupar, afinal o sedentarismo é uma das causas de diversas doenças como, por exemplo: diabete; obesidade; colesterol alto; hipertensão; infarto; AVC; depressão e ansiedade; osteopenia e osteoporose; lesões articulares; musculotendíneas; e alguns tipos de câncer.

Todas as doenças citadas são bastante preocupantes e acarretam sérios riscos a sua saúde, portanto, incluir exercícios na sua rotina se torna caso de urgência para uma vida saudável. Por isso, para te fazer sair do sedentarismo, alguns especialistas foram consultados para te auxiliar neste processo.

Confira abaixo algumas dicas para sair do sedentarismo.

Reconheça seu sedentarismo

Uma pessoa que não é sedentária dificilmente terá dúvidas sobre isso, portanto caso essa dúvida surja na sua cabeça, é provável que você seja uma.

O sedentarismo acontece quando todas as atividades que realizamos em nosso dia a dia deixam nosso corpo em repouso como, por exemplo, passar horas em frente ao computador.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendado que um adulto realize 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas de intensidade moderadas semanais para se manter saudável.

Fazer caminhadas já ajuda

Antes de começar qualquer exercício, é importante consultar especialistas para saber os seus limites. Obtendo a devida liberação, caminhadas são uma ótima maneira de começar a se exercitar, afinal, além de melhorar a saúde do corpo, elas também aliviam o estresse e melhoram o humor.

Porém, é muito importante começar aos poucos. O educador físico Washington Souza afirma: “Respeitar o processo de adaptação sem exagerar em volume e intensidade no início é importante, já que evita lesões ou dores tardias agudas”.

Possuir metas realistas

Muitas pessoas buscam os exercícios físicos como uma forma de atingir o corpo dos sonhos. Entretanto,  dificilmente elas conseguem alcançar o que desejam em pouco tempo e assim, acabam se frustrando e desistindo.

Portanto, é importante lembrar que os resultados estéticos vêm a longo prazo, mas a melhoria na saúde já é possível perceber nas primeiras semanas, portanto, tenha metas reais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.