Mesmo que a IA do ChatGPT ofereça vários benefícios, ela também pode ser uma ferramenta poderosa para más intenções
Não se engane achando que o ChatGPT é mil maravilhas. Essa poderosa ferramenta de IA pode ser uma tecnologia preferida entre os hackers.
Recentemente, foi lançada a tecnologia do ChatGPT. Ela se tornou viciante entre estudantes após eles descobrirem que essa inteligência artificial é capaz de resolver operações matemáticas e desenvolver redações em segundos. No entanto, ela também pode ser uma ferramenta poderosa para os hackers e por pessoas mal-intencionadas para criar campanhas de phishing. Saiba mais detalhes abaixo.
ChatGPT é capaz de beneficiar pessoas de mau caráter
Confira abaixo algumas ações mal-intencionadas que o ChatGPT pode oferecer:
- Ele pode ser usado para criar códigos maliciosos
O ChatGPT possui alguns comandos simples que são capazes de criar códigos maliciosos. E essas armadilhas podem ser desenvolvidas não somente por hackers experientes, mas, também, por pessoas comuns.
- Ele pode ser usado para criar mensagens de phishing sem erros
Através desse recurso, pessoas mal-intencionadas podem criar mensagens falsas em nome de empresas e serviços famosos para capturar dados bancários. Isso devido às mensagens de e-mail de phishing sem erros de digitação.
- Ele pode ajudar a disseminar desinformação
Devido ao fato de o ChatGPT ser alimentado por conteúdos que vão até 2021, para responder às perguntas dos usuários, o software utiliza notícias e artigos desatualizados, por isso é presente a disseminação de desinformação.
- Ele pode ajudar a disseminar preconceitos
O software foi desenvolvido para lidar com diversos conteúdos disponíveis na internet, inclusive posts de ódio. Por isso, é capaz de reproduzir preconceitos como racismo e machismo.
- Ele pode dificultar a identificação de plágio
O conteúdo que o robô desenvolve para a criação de uma redação, por exemplo, pode passar despercebido por vários outros programas que são treinados para identificar plágios. Até então, somente o OpenAI Detector é capaz de auxiliar nessa questão, mas ele ainda está em desenvolvimento.
- Ele pode ser convincente mesmo quando está errado
Devido ao fato de o robô ser capaz de desenvolver uma escrita e um estilo de linguagem muito parecidas com o de humanos, ele acaba passando como certo em situações que, às vezes, estão erradas. Isso acaba enganando vários internautas.
Comentários estão fechados.