Unicamp registra recorde de inscritos em ‘Vagas Olímpicas’ para ingresso na Universidade
1.122 candidatos estão concorrendo a 122 vagas em 33 opções de curso; a 1ª lista de aprovados será divulgada no dia 17 de fevereiro.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou um recorde nas inscrições para a modalidade “Vagas Olímpicas Unicamp 2023”, que é uma das possibilidades de ingressar nos cursos de graduação da Unicamp.
De acordo com a Universidade, 1.122 candidatos estão concorrendo a 122 vagas em 33 opções de curso. A demanda por esse sistema de ingresso já havia crescido expressivamente na última edição, quando praticamente dobrou, de 468 para 852 inscritos.
Essa é a quinta edição da modalidade na qual estudantes de escolas públicas e privadas, medalhistas ou com ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio serão aceitos no processo.
Além do aumento no número de inscritos, a Universidade destacou que o número de mulheres participantes da seleção também aumentou, saltando de 38,4% do total para 40,6%.
Os cursos mais procurados são da área de exatas, com 89,5% dos interessados. Segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, tradicionalmente os cursos de exatas são ocupados majoritariamente por homens. O aumento de participantes mulheres no processo seletivo indica que a Universidade avançou em política de inclusão de gênero relacionada às olimpíadas de conhecimento.
Como funciona a modalidade “Vagas Olímpicas” para ingresso na Unicamp
Conforme explicado pela Universidade, os participantes dessa modalidade de ingresso não precisam fazer nenhuma prova. Em cada curso, os estudantes são convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou na competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção, de acordo com as regras do Edital.
Se houver vagas não preenchidas, são convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção.
A convocação para a matrícula será feita em até seis chamadas por curso, e a primeira chamada será divulgada no dia 17 de fevereiro. As matrículas serão realizadas de maneira online, na página da Comvest, a partir do 23 de fevereiro.
Para mais informações sobre a modalidade de ingresso, basta acessar o site da Comvest.
Comentários estão fechados.