Biden declara que não vai livrar Apple Watch caso a comercialização seja proibida nos EUA
A tecnologia do eletrocardiograma utilizada nos últimos aparelhos será o motivo da proibição. Biden, em decisão, não protegeu a Apple.
A proibição das vendas do Apple Watch pode estar perto de acontecer. No dia 21 de fevereiro, a AliveCor, startup que briga pela patente da tecnologia de eletrocardiograma, anunciou que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, decidiu ir a favor da decisão iniciada em dezembro na Comissão de Comércio Internacional dos EUA (em inglês, a sigla ITC). O posicionamento de Biden pode provocar a proibição de importação dos relógios da Apple. Saiba mais ao longo do artigo.
Apple Watch e a briga com a AliveCor
A pequena empresa AliveCor possui 150 funcionários, uma quantidade ínfima comparada aos 80 mil da Apple. A startup demonstrou a tecnologia de sensor de ECG à empresa tecnológica ainda em 2015 a fim de solidificar um relacionamento comercial, como orientou The Hill.
Em 2018, a gigante tecnológica lançou o Apple Watch Series 4, com o sensor da AliveCor e também fez bloqueios para não acessar aplicativos externos. A AliveCor informou que isso causou uma intensa dificuldade em 2019, quando precisaram parar as vendas do produto para KardiaBand.
“Criamos novas tecnologias e, em vez de o ecossistema nos permitir prosperar e continuar a construir sobre as inovações que já temos, a Apple nos corta na frente, rouba nossa tecnologia, usa o poder de sua plataforma para dimensioná-la e agora está basicamente dizendo que é dimensionado para que não possa ser cortado”, disse o Priya Abano, CEO da AliveCor.
Em dezembro do ano passado, o ITC apontou que a Apple infringiu a patente da startup AliveCor, mas até agora nenhuma proibição de importação foi posta em vigor. Biden, o presidente dos Estados Unidos, decidiu não vetar a decisão do órgão contra a Apple.
Esta é uma novidade, visto que a última vez que a empresa recebeu proibição do governo aconteceu em 2013. Para abrandar a situação, como ressaltou The Verge, a AliveCor pode sugerir um acordo para que o item seja licenciado, permitindo que a Apple possa fazer uso da patente dos Watches.
Comentários estão fechados.