Aranha venenosa é encontrada em SC; o veneno é extremamente letal!

O animal é considerado uma das aranhas mais venenosas do mundo, e seu veneno pode causar diversos sintomas

Foi capturada em um município de Santa Catarina chamado Vitor Meireles (270 km de Florianópolis), uma aranha-armadeira. A aranha-armadeira, também conhecida como aranha-de-jardim ou aranha-de-bananeira, é uma espécie de aranha venenosa pertencente à família Phoneutria, encontrada em diversas regiões da América do Sul, incluindo Brasil, Peru, Colômbia, Equador e Guiana.

Saiba mais sobre a aranha-armadeira

O animal é considerado uma das aranhas mais venenosas do mundo, e seu veneno pode causar diversos sintomas, como dor intensa no local da picada, sudorese, aumento da frequência cardíaca, hipertensão arterial, tremores musculares, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode ocorrer paralisia muscular, edema pulmonar e falência múltipla de órgãos, podendo levar à morte.

Aranha-Armadeira; Fonte: Shutterstock.

A aranha-armadeira recebeu esse nome devido estar sempre em posição de defesa, levantando as patas dianteiras. Elas são aracnídeos de porte médio, podendo chegar a medir cerca de 15 centímetros de comprimento, incluindo as pernas. Possuem uma coloração marrom-avermelhada e um padrão de manchas amareladas ou acinzentadas em seu corpo. Além disso, elas conseguem saltar a até 40 cm de distância.

Noturnas e solitárias, elas geralmente se escondem durante o dia em buracos de árvores ou em lugares escuros e úmidos, como debaixo de pedras ou de folhas caídas. Alimentam-se de insetos e outros artrópodes, que são caçados e imobilizados com seu veneno.

Devido à sua alta toxicidade, é importante tomar precauções ao encontrar uma aranha-armadeira, evitando tocá-la ou perturbá-la. Em caso de picada, é necessário procurar imediatamente atendimento médico adequado.

Aranhas mais letais do mundo

De acordo com um estudo de biólogos na revista Nature, as aranhas com venenos mais letais são:

1. Aranha-armadeira:

Encontrada em diversas regiões da América do Sul, a aranha-armadeira é considerada uma das aranhas mais venenosas do mundo

2. Aranha-marrom:

Encontrada em diversas regiões do mundo, incluindo América do Sul, América do Norte, Europa e África, a aranha-marrom é venenosa e pode causar necrose na pele.

3. Aranha-teia-de-funil:

Encontrada na Austrália, é considerada a aranha mais venenosa do mundo, com um veneno capaz de causar a morte de um ser humano em questão de horas.

4. Viúva-negra:

Encontrada em diversas regiões do mundo, incluindo as Américas, Europa e Ásia, a viúva-negra é uma aranha venenosa que pode causar sintomas como dor muscular intensa, levando a morte.

5. Aranha-rato:

Também encontrada na Austrália, seu nome deriva do fato das mesmas cavarem tocas para servir de esconderijo dos predadores e um local seguro para guardar os seus ovos e filhotes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.