Aranha Armadeira – Escola Educação

Saiba seu habitat, como sua picada deve ser tratada, os locais onde são mais encontradas e algumas curiosidades sobre esse aracnídeo.

0

Também conhecida como aranha de macaco e aranha de bananeira, a aranha armadeira é uma das espécies mais venenosas do mundo.

É uma aranha agressiva. O nome “armadeira” deve-se à sua forma de ataque. Quando ameaçada, ergue as pernas dianteiras, abre seus ferrões e eriça os espinhos implantados no seu corpo. Além disso, são muito ágeis e costumam seguir suas presas.

Picada da Aranha Armadeira

É possível encontrar esta aranha por toda a América do Sul, sendo comuns que as picadas sejam frequentes em todo o território brasileiro. Elas também podem saltar em direção ao seu inimigo, até 40 cm de distância. No Sudeste do país, nos meses de março e abril as picadas são mais frequentes, uma vez que são períodos no qual a aranha armadeira está mais ativa.

O veneno é bastante ativo em humanos, podendo levar até a morte em casos de crianças e pessoas idosas.

Aranha Armadeira

Entre os sintomas do veneno estão: dor intensa no local da picada, suor excessivo vermelhidão, pulso rápido, febre, suor, aumento da pressão arterial, problemas respiratórios, vertigens e vômitos.

A pessoa que foi picada pela aranha armadeira deve ser levada imediatamente ao hospital, em que deve ser tratado com a injeção de anestésicos no local da picada para ajudar a reduzir a dor que desaparece até 3 horas após o acidente. Em casos mais graves, é preciso fazer tratamento com soro para o veneno desta aranha.

Filhote da Aranha Armadeira

Após a eclosão dos ovos, os filhotes permanecem no dorso da mãe até sofrerem a primeira ecdise (processo da “troca de pele” dos animais, a mudança do exoesqueleto). Essas aranhas sofrem ecdises durante seu desenvolvimento até chegarem à maturidade. O tempo de vida é variado. Algumas vivem alguns meses, outras até alguns anos.

Aranha Armadeira Brasileira

Como dito anteriormente, essa aranha é comum de se encontrar na América do Sul, em países como Brasil, Chile, Equador, entre outros. No Brasil é a segunda aranha que mais mata, sendo responsável por 45% das picadas de aracnídeos no Brasil, atrás apenas da aranha marrom.

Habitat da Aranha Armadeira

Como são crepusculares e noturnas, podem ser encontradas em locais escuros e úmidos como cascas de árvores, troncos caídos, bananeiras, dentro de sapatos, atrás de móveis ou cortinas, por exemplo.

Curiosidades sobre a Aranha Armadeira

  • Por vezes, aparecem dentro de sapatos, atrás de cortinas e no meio de roupas, em que picam vítimas desavisadas.
  • Costumam entrar em residências em busca de alimentos ou de parceiro para acasalar. São encontradas também em terrenos abandonados e nas touceiras de bananeiras.
  • A reprodução ocorre de forma sexuada.
  • Possuem o corpo com coloração que vai do cinza ao marrom, com pequenas faixas na cor branca nas pernas.
  • Seu veneno é potente, no sentido de agir rapidamente no sistema neurológico da vítima.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.